Após todo o processo de encontrar um novo lar, fechar o contrato e fazer a mudança, é hora de curtir seu novo espaço, começando pela decoração. Esse é um momento em que você pode usar a criatividade e deixar cada cômodo com a sua cara. Para te ajudar nessa fase, confira algumas dicas que preparamos!
1. Planeje os gastos
Antes de sair comprando tudo que você deseja, a primeira coisa a se fazer é saber exatamente quanto você pode gastar. Por mais tentadora que aquela liquidação de começo de ano pareça, separe um tempo para definir o que cada cômodo do seu novo lar precisa e quanto você está disposto a pagar. Ao estabelecer um limite de gastos, você evita compras desnecessárias feitas por impulso.
2. Invista na versatilidade
Acessórios e peças decorativas da moda podem ter seu charme, porém passado algum tempo é provável que você queira trocá-los por já não combinarem mais com o estilo do momento. Por isso, o ideal é priorizar móveis, acessórios e itens de decoração que sejam atemporais. Além disso, peças clássicas tendem a ser mais versáteis, ótimas para quem não quer renovar tão cedo a decoração.
3. Faça você mesmo
A tendência DIY (Do It Yourself) é a melhor opção para quem quer economizar e colocar a criatividade em prática. Se você dispõe de tempo livre, o Pinterest é a rede ideal para se inspirar e encontrar aquela motivação que faltava para colocar a mão na massa.
4. Escolha um local de destaque
Você provavelmente tem quadros, fotos ou outros itens de decoração que deseja colocar na parede, certo? Para dar destaque a eles, a pintura é a ferramenta de decoração mais acessível que existe. Nessa parede, utilize uma cor diferente que combine com o ambiente, uma textura ou até mesmo pinturas de padrões e formas. É importante que você considere sua personalidade e os acessórios que irão compor o espaço, para não correr o risco de enjoar cedo da coloração.
5. Aproveite os espaços
Para te ajudar no aproveitamento dos espaços em seu novo lar, existem alguns truques que podem transformar qualquer cômodo. Paredes brancas colaboram para uma visão ampliada do ambiente. Já utilizar espelhos em pontos estratégicos criam a ilusão de que o local possui o dobro do tamanho.
Além disso, evite carregar um cômodo com muitos móveis e objetos e, ao comprar novas peças, leve em consideração o tamanho e a forma, pois elas também influenciam na concepção que temos do espaço.
Por fim, nossa dica mais valiosa é: sua casa tem que ter a sua cara! Coloque nela aquilo que combina com você.
- Artigo Anterior Dicas para quem vai morar em Curitiba!
- Próximo Artigo Entenda como morar em Curitiba e viver bem na cidade