Quem possui imóveis para alugar sabe a dor de cabeça que isso pode dar. É problema de contrato, inadimplência, deterioração do patrimônio, entre outros. Por isso, vale a pena se perguntar: alugar direto com o inquilino é um bom negócio? É o que vamos tentar responder neste post.
Vamos ver alguns pontos que podem trazer problemas para você ao alugar um imóvel direto com o inquilino. São coisas que, muitas vezes, não pensamos e, por isso, confiar somente no que foi acordado em forma de conversa pode não ser muito seguro.
Reajuste de aluguel
O proprietário tem direito de fazer, uma vez ao ano, o reajuste no valor do aluguel pelos índices legais. Se você não tem um contrato, como vai garantir que o valor seja reajustado? Ou se tiver um contrato sem a cláusula referente ao reajuste bem formulada, você vai acabar se desgastando ao tentar negociar com inquilino. Com uma empresa responsável, isso fica por conta dela e você não tem com que se preocupar. A imobiliária se torna a mediadora para o processo de reajuste e você tem mais tranquilidade.
Obras no imóvel
Por lei, locador (proprietário) e locatário (inquilino) têm responsabilidades distintas. O proprietário tem a obrigação de manter toda a parte estrutural do imóvel em condições habitáveis. Isso inclui esgoto, hidráulica, elétrica, telhado e qualquer problema referente a essas questões, pré-existente no imóvel.
Ao inquilino, cabe a manutenção do imóvel e entregá-lo como recebeu, de acordo com a vistoria de entrada. Se algo quebrou, se a pintura manchou, ele precisa fazer as benfeitorias, sempre com a autorização do proprietário.
Mais uma vez, alugando direto com o inquilino, diante de qualquer problema inevitavelmente acontecerá um desgaste. Você está disposto a passar por isso?
Inadimplência
Esse é um dos principais problemas ao locar o seu imóvel direto com o inquilino. Se o pagamento atrasar e você for cobrar o seu inquilino, ele pode tentar te enrolar e, muitas vezes, pagar com muito atraso, ou até mesmo não realizar o pagamento.
Em uma imobiliária existe um setor de cobranças que controla todos os pagamentos. Caso o inquilino atrase, precisará pagar o boleto com juros e a seguradora pode ser acionada. Todo esse desgaste fica por conta da administradora do seu imóvel. Uma recomendação é buscar uma imobiliária que atue com o Aluguel Garantido.
Taxas e impostos
A taxa de condomínio é de responsabilidade do inquilino. Caso o pagamento não aconteça, o condomínio pode cobrar as dívidas através de uma ação judicial. Com o IPTU, se o inquilino não quitar as parcelas, seu imóvel terá dívidas com o município. Como você vai cobrar isso dele depois?
Quando você tem uma imobiliária te dando suporte, os valores são cobrados diretamente do inquilino, evitando problemas. Da mesma forma o IPTU que geralmente já é incluído no boleto de aluguel. Assim, o proprietário pode ficar tranquilo, sem esquentar a cabeça com possíveis ações judiciais ou problemas com a prefeitura.
Despejo
Quando o aluguel é direto com o inquilino e o proprietário precisa fazer uma ação de despejo, precisará encontrar um advogado para realizar esse procedimento e os custos dos seus honorários geralmente são altos. Quando se tem uma imobiliária, ela cuida dos procedimentos para o proprietário através de um suporte e uma assessoria jurídica de qualidade. Isso evita transtornos e tempo gasto indo atrás de um profissional competente.
Alugar direto com o inquilino
Locar o seu imóvel direto para o inquilino pode até ser bom e te dar algum tipo de lucro no início, mas, caso você tenha algum tipo de problema, isso pode gerar prejuízos e uma imensa dor de cabeça. Nada melhor que ter uma imobiliária para lhe auxiliar com toda a parte burocrática e te deixar tranquilo, sem precisar se envolver diretamente com o inquilino em situações problemáticas que possam surgir.
Conte com a Prates
Caso precise de um parceiro de confiança na hora de alugar o seu imóvel, nós da Imobiliária Prates estamos à disposição. Temos experiência e conhecimento de mercado. São mais de 1.500 imóveis administrados, com baixa taxa de inadimplência e média de velocidade na locação de imóveis acima do mercado.
Além disso, oferecemos os 2 principais tipos de garantia locatícia: seguro fiança e título de capitalização, e trabalhamos com o Aluguel Garantido, por meio do qual o recebimento do aluguel é assegurado para o proprietário, mesmo que o inquilino atrase o pagamento.
Saiba como alugar o seu imóvel com segurança conferindo este post.
- Artigo Anterior Dicas para quem vai morar em Curitiba!
- Próximo Artigo Entenda como morar em Curitiba e viver bem na cidade