alugar direto com o inquilino
Imobiliária Prates

Quem possui imóveis para alugar sabe a dor de cabeça que isso pode dar. É problema de contrato, inadimplência, deterioração do patrimônio, entre outros. Por isso, vale a pena se perguntar: alugar direto com o inquilino é um bom negócio? É o que vamos tentar responder neste post.

Vamos ver alguns pontos que podem trazer problemas para você ao alugar um imóvel direto com o inquilino. São coisas que, muitas vezes, não pensamos e, por isso, confiar somente no que foi acordado em forma de conversa pode não ser muito seguro.

Reajuste de aluguel

O proprietário tem direito de fazer, uma vez ao ano, o reajuste no valor do aluguel pelos índices legais. Se você não tem um contrato, como vai garantir que o valor seja reajustado? Ou se tiver um contrato sem a cláusula referente ao reajuste bem formulada, você vai acabar se desgastando ao tentar negociar com inquilino. Com uma empresa responsável, isso fica por conta dela e você não tem com que se preocupar. A imobiliária se torna a mediadora para o processo de reajuste e você tem mais tranquilidade.

Obras no imóvel

Por lei, locador (proprietário) e locatário (inquilino) têm responsabilidades distintas. O proprietário tem a obrigação de manter toda a parte estrutural do imóvel em condições habitáveis. Isso inclui esgoto, hidráulica, elétrica, telhado e qualquer problema referente a essas questões, pré-existente no imóvel.

Ao inquilino, cabe a manutenção do imóvel e entregá-lo como recebeu, de acordo com a vistoria de entrada. Se algo quebrou, se a pintura manchou, ele precisa fazer as benfeitorias, sempre com a autorização do proprietário.

Mais uma vez, alugando direto com o inquilino, diante de qualquer problema inevitavelmente acontecerá um desgaste. Você está disposto a passar por isso?

Inadimplência

Esse é um dos principais problemas ao locar o seu imóvel direto com o inquilino. Se o pagamento atrasar e você for cobrar o seu inquilino, ele pode tentar te enrolar e, muitas vezes, pagar com muito atraso, ou até mesmo não realizar o pagamento.

Em uma imobiliária existe um setor de cobranças que controla todos os pagamentos. Caso o inquilino atrase, precisará pagar o boleto com juros e o fiador ou seguradora podem ser acionados. Todo esse desgaste fica por conta da administradora do seu imóvel.

Taxas e impostos

A taxa de condomínio é de responsabilidade do inquilino. Caso o pagamento não aconteça, o condomínio pode cobrar as dívidas através de uma ação judicial.  Com o IPTU, se o inquilino não quitar as parcelas, seu imóvel terá dívidas com o município. Como você vai cobrar isso dele depois?

Quando você tem uma imobiliária te dando suporte, os valores são cobrados diretamente do inquilino, evitando problemas. Da mesma forma o IPTU que geralmente já é incluído no boleto de aluguel. Assim, o proprietário pode ficar tranquilo, sem esquentar a cabeça com possíveis ações judiciais ou problemas com a prefeitura.

Despejo

Quando o aluguel é direto com o inquilino e o proprietário precisa fazer uma ação de despejo, precisará encontrar um advogado para realizar esse procedimento e os custos dos seus honorários geralmente são altos. Quando se tem uma imobiliária, ela cuida dos procedimentos para o proprietário através de um suporte e uma assessoria jurídica de qualidade. Isso evita transtornos e tempo gasto indo atrás de um profissional competente.

Alugar direto com o inquilino

Locar o seu imóvel direto para o inquilino pode até ser bom e te dar algum tipo de lucro no início, mas, caso você tenha algum tipo de problema, isso pode gerar  prejuízos e uma imensa dor de cabeça. Nada melhor que ter uma imobiliária para lhe auxiliar com toda a parte burocrática e te deixar tranquilo, sem precisar se envolver diretamente com o inquilino em situações problemáticas que possam surgir.

Conte com a Prates

Caso precise de um parceiro de confiança na hora de alugar o seu imóvel, nós da Imobiliária Prates estamos à disposição. Temos experiência e conhecimento de mercado. São mais de 1.300 imóveis administrados, com baixa taxa de inadimplência e média de velocidade na locação de imóveis acima do mercado.
Saiba como alugar o seu imóvel com segurança conferindo este post.

Imobiliária Prates

Este artigo foi produzido pela Imobiliária Prates. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!