Post atualizado em 04/03/2021
Para quem vai alugar um imóvel pela primeira vez, a locação pode parecer muito mais complicada do que é, de fato. Antes de fazer a mudança, o futuro inquilino precisa pensar em uma série de ações que devem ser executadas antes de chegar ao seu novo lar, entre elas a estrutura do imóvel, se já está mobiliado ou não, localização, a infraestrutura que o bairro e os seus arredores oferecem e até mesmo o perfil da vizinhança.
Para fazer a escolha certa, é importante seguir algumas orientações para que esse processo aconteça da melhor maneira possível. Pensando nisso, confira nossas dicas!
Avalie sua situação financeira
Estar ciente de todos os gastos que você terá com sua nova moradia e analisar o custo-benefício do imóvel é extremamente necessário. Por isso, verifique e some todas as despesas direta e indiretamente ligadas a ele. Nesse momento, é importante se certificar que os custos que você terá que assumir além do aluguel, como condomínio, luz e etc, cabem no seu orçamento, evitando dores de cabeça e arrependimentos futuros.
Leia o contrato com atenção
Ler o contrato de locação é uma tarefa que exige máxima importância. São muitos detalhes, que muitas vezes passam despercebidos na hora de alugar um imóvel. Nele devem constar todas as informações para assegurar os direitos do proprietário e do inquilino, garantindo respaldo às duas partes caso alguma regra não seja cumprida.
Alguns itens que devem constar nesse documento são: o valor do aluguel, as taxas que serão de responsabilidade do inquilino, tempo de duração do contrato, além das penalidades a serem aplicadas caso haja o descumprimento de alguma cláusula descrita no mesmo.
A vistoria de entrada é um documento complementar, parte integrante do contrato. Podem constar nas cláusulas do contrato, por exemplo, o prazo para realizar a contestação do laudo de vistoria e os procedimentos a serem realizados nesse caso.
Realize a vistoria
A vistoria é uma análise detalhada das condições do imóvel, realizada antes da assinatura do contrato de locação. O documento que indica todos os itens analisados é chamado laudo de vistoria e contém a descrição do estado do imóvel e também fotografias.
Como inquilino, você assumirá o compromisso contratual de conservar o local nas mesmas condições em que ele se encontrava no momento da vistoria. Por isso, ela é indispensável, além de uma oportunidade para verificar se o imóvel está em perfeitas condições de uso, um direito que a Lei do Inquilinato também assegura.
Além dessas dicas, o que vai garantir um processo de locação tranquilo e satisfatório é a paciência e atenção em cada etapa, evitando frustrações futuras pertinentes a decisões tomadas sem a devida atenção e análise necessária.
Vale reforçar que, no momento da primeira locação, devem ser observados ainda os pontos a seguir.
- Localização ideal: dê preferência a imóveis localizados em regiões que irão facilitar a sua rotina diária, ou seja, próximos à faculdade, ao local de trabalho, à academia etc. Verifique também a infraestrutura, a oferta de comércio e de serviços e o nível de segurança do bairro.
- Pesquise vários imóveis: ao visitar mais de um imóvel você poderá avaliar melhor fatores como incidência de luz solar, conservação do imóvel, tamanho dos cômodos. Essas são questões que interferem diretamente no seu bem-estar, por isso devem ser observadas antes de fechar o negócio.
- Confira os tipos de garantia locatícia: atualmente, é possível alugar um imóvel sem fiador, o que torna o processo mais rápido e menos burocrático. Entre as opções mais comuns estão o seguro fiança e o título de capitalização.
Alugue um imóvel de forma segura
Para fazer a sua primeira locação em Curitiba de maneira segura, conte com uma imobiliária de confiança. A Prates possui a expertise necessária para que você receba orientação em todas as etapas do processo de aluguel. Da escolha do imóvel ideal, no bairro mais indicado para você, passando pela vistoria do imóvel até a assinatura do contrato de locação, a Prates estará ao seu lado.
Clique aqui para conferir mais informações sobre os documentos necessários para alugar um imóvel.
Outra facilidade da Prates para que você possa alugar sem burocracia é a assinatura eletrônica de contrato de locação: você pode escolher o imóvel no site da imobiliária e fechar o negócio com agilidade e segurança, por meio do seu smartphone ou notebook.
Agora que você já sabe como alugar um imóvel rápido e de forma segura, visite o site da Prates para encontrar as melhores opções.
- Artigo Anterior Bigorrilho fica perto de qual bairro? Conheça a região!
- Próximo Artigo Como identificar falsos corretores de imóveis?