Ingressar na universidade é um dos grandes sonhos de qualquer estudante. E o primeiro passo nessa jornada é ser aprovado no vestibular. Para muitos jovens, esse é um momento especial, que em vários casos exige mudanças, troca de cidade ou estado, além das muitas responsabilidades e novas experiências que surgem no caminho. Algo que pode ajudar muito nessa hora é encontrar um imóvel próximo de onde se estuda.
Os apartamentos, geralmente, são as melhores opções, mas, mesmo assim, antes de mudar sempre é necessário analisar algumas condições e conhecer os prós e os contras dos locais desejados. Pensando nisso, preparamos este post com alguns motivos para morar próximo à faculdade.
Economia
Essa é uma das principais preocupações de quem acabou de virar um estudante universitário, já que controlar os gastos e economizar não é uma tarefa muito fácil, porém é necessária. No entanto, morar perto da universidade proporciona uma grande economia mensal através da redução de gastos com transporte público ou gasolina, além de ser possível também economizar na alimentação, já que morando perto fica fácil dar uma passadinha em casa para almoçar. E, claro, sobrando um dinheirinho, dá até para relaxar um pouco e se divertir mais aos finais de semana.
Otimização do tempo
Uma das principais questões na hora de escolher um local para morar é o tanto de tempo gasto para se locomover até o trabalho ou à faculdade. E isso é decisivo mesmo para aquelas pessoas já formadas, que buscam um apartamento permanente. Morar próximo ao trabalho ou à faculdade proporciona benefícios diretos na locomoção diária.
Os jovens que escolhem morar próximo à faculdade têm muito mais tempo para se dedicar a outras atividades, como a prática de exercícios ou um curso de idioma. Sem contar a sobra de tempo também para estudar e se preparar para os trabalhos e provas. Isso é bastante considerável se pensarmos em uma cidade grande, por exemplo, onde as pessoas podem ficar até quase três horas paradas no trânsito.
Qualidade de vida
Junto ao “morar sozinho” vem a independência. A partir desse momento o estudante tem a oportunidade de tomar sozinho várias decisões. É tudo com você! Sem a ajuda dos pais em casa, você terá que assumir responsabilidades como gerenciar o dinheiro, providenciar sua alimentação, cuidar da arrumação dos cômodos, entre outras coisas. Por conta desses fatores, o universitário pode se sentir mais cansado, tanto física quanto mentalmente. Portanto, morar perto da universidade é mais cômodo e tem impactos positivos em questões financeiras e psicológicas, proporcionando uma melhora na qualidade de vida e no desempenho nos estudos em geral.
Pensando em facilitar a vida de quem está prestes a mudar de cidade para estudar, aqui na Prates temos diversos imóveis ideais para estudantes, além de um portal exclusivo e menor burocracia na hora da locação!
- Artigo Anterior Dicas para quem vai morar em Curitiba!
- Próximo Artigo Entenda como morar em Curitiba e viver bem na cidade