Agência Cupola

Se você procura imóveis para alugar em Curitiba, precisa prestar atenção a alguns pontos antes de tomar uma decisão. Para escolher o imóvel ideal, é importante  avaliar se a casa ou apartamento atende às necessidades da sua rotina ou da sua família. 

Nesse momento, analise algumas questões. Quantas pessoas vão morar no imóvel? Qual o número ideal de banheiros? Será necessário um espaço para home office? No caso de filhos pequenos, há uma área de lazer disponível para os momentos de diversão?

Para que você faça a melhor escolha, separamos neste post diversas dicas para alugar um imóvel. Entre outros pontos, você verá:

Como escolher o imóvel ideal

Dicas para alugar um imóvel

Imóveis para alugar em Curitiba

Boa leitura!

Como escolher o imóvel ideal

Escolher o imóvel ideal é uma decisão que pode impactar – e muito – o seu futuro e o da sua família. Por isso, antes de alugar um imóvel em Curitiba, há diversos fatores que você precisa levar em conta para evitar dores de cabeça e arrependimentos. 

Para te ajudar, listamos a seguir algumas dicas para encontrar o imóvel perfeito para alugar. Confira!

Localização

A localização é um dos fatores mais importantes na hora de escolher o imóvel ideal. Sendo assim, avalie muito bem o bairro onde está localizado o imóvel: a infraestrutura, os serviços disponíveis nos arredores, como comércios e serviços, e se há facilidade de acesso a outras regiões da cidade. Procure saber ainda sobre os índices de segurança e o histórico de criminalidade na região.

Leve em conta também o que você considera importante para a sua qualidade de vida. Você prefere morar em uma região mais central, para ficar mais perto de tudo, porém morando em um imóvel menor? Ou prefere um imóvel maior, com ambientes mais amplos, localizado em uma região mais tranquila, porém mais afastada do centro?

Tamanho e estrutura do imóvel

Outro passo importante antes de escolher um imóvel para alugar é definir o que você e sua família precisam para viver com conforto e tranquilidade. De quanto espaço você precisa? Há a necessidade de vagas de garagem ou áreas de lazer? 

De acordo com o perfil dos moradores, você pode definir quesitos como o número de quartos, banheiros e suítes. Também pode avaliar a necessidade ou não de espaço para home office ou programar um quarto a mais se pretende aumentar a família. Áreas exclusivas para crianças ou para os pets também são pontos a serem observados, assim como opções de lazer como salão de festas e espaço fitness. Tem algo indispensável para você? Pense no tamanho da sua família e nas suas necessidades e desejos diários. Analise principalmente o que vocês precisam para obter qualidade de vida.

Estado de conservação do imóvel 

É sempre importante ter um olhar mais atento à estrutura e estado de conservação do imóvel. Verifique, por exemplo, instalações hidráulicas, elétricas e a condição dos pisos e acabamentos. 

Preste atenção também a fatores como ventilação, incidência de luz solar e iluminação nos ambientes. Se o imóvel estiver em condomínio, avalie ainda a estrutura das áreas comuns. 

Caso não tenha o conhecimento necessário para fazer essas análises, peça auxílio profissional de uma imobiliária de confiança.

Áreas de lazer 

Principalmente nesse momento em que vivemos, a necessidade de um jardim ou de  áreas de lazer nos condomínios se tornaram fatores decisivos no momento de escolha de um imóvel para alugar.

Por isso, antes de decidir, leve sempre em conta os espaços de lazer ou descanso disponíveis no imóvel. Avalie, por exemplo, se na casa ou apartamento há a possibilidade de ter momentos ao ar livre, deixar crianças e pets se divertirem em um ambiente mais seguro ou até mesmo cultivar uma horta.

Se o imóvel estiver em um condomínio, avalie se há uma área gourmet, espaço pet, piscina ou uma vista privilegiada, pois esses são ítens que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia e da sua família. 

Orçamento

Para quem quer alugar um imóvel em Curitiba, também é preciso ter um bom planejamento financeiro para que tudo dê certo. 

É importante observar sua renda mensal e os custos com aluguel, que não devem comprometer mais que 30% do seu salário. Além disso, leve em conta as despesas adicionais com IPTU, condomínio (quando houver), mobilidade e gastos fixos, como água, luz, telefone e internet.

É preciso entender também qual é o custo de vida no bairro que você pretende morar. Dependendo da região, os custos podem impactar significativamente o seu orçamento. Para mensurar isso, faça um passeio pela região para conhecer a realidade local.

Lembre-se que para encontrar o imóvel perfeito, é preciso que a opção esteja de acordo com o seu orçamento. 

Dicas para alugar um imóvel

Além das dicas anteriores, o que vai garantir um processo de locação tranquilo e satisfatório é contar com o auxílio de uma imobiliária, evitando assim frustrações futuras pertinentes a decisões tomadas sem a devida atenção e análise necessária.

Confira aqui 5 motivos para não alugar imóvel direto com o proprietário.

Vale reforçar que, no momento de alugar um imóvel, é importante visitar mais de uma opção para poder comparar os pontos fortes e fracos de cada um. Por isso, avalie, por exemplo, fatores como a incidência de luz solar, conservação do imóvel, tamanho dos cômodos. Essas são questões que interferem diretamente no seu bem-estar e devem ser observadas com cuidado antes de fechar o negócio.

Veja aqui um post do nosso blog com outras dicas para considerar antes de alugar um imóvel.

Outro ponto imprescindível é ler o contrato de locação com muita atenção. Nele devem constar todas as informações para assegurar os direitos do proprietário e do inquilino, garantindo respaldo às duas partes caso alguma regra não seja cumprida.

Alguns itens que devem constar nesse documento são: o valor do aluguel, as taxas que serão de responsabilidade do inquilino, tempo de duração do contrato, além das penalidades a serem aplicadas caso haja o descumprimento de alguma cláusula descrita no mesmo.

A vistoria de entrada é um documento complementar também muito importante e no qual se deve prestar muita atenção. O documento contém a descrição do estado do imóvel antes da locação e também fotografias.

Como inquilino, você assumirá o compromisso contratual de conservar o local nas mesmas condições em que ele se encontrava no momento da vistoria de entrada. Por isso, ela é indispensável, além de uma oportunidade para verificar se o imóvel está em perfeitas condições de uso, um direito que a Lei do Inquilinato assegura.

Para entender melhor esses pontos, confira aqui mais dicas para quem vai alugar um imóvel em Curitiba.

Imóveis para alugar em Curitiba

Para alugar de maneira segura e encontrar os melhores imóveis para alugar em Curitiba, conte com uma imobiliária de confiança. 

A Prates possui a expertise necessária para que você receba orientação em todas as etapas do processo de aluguel. Da escolha do imóvel ideal, no bairro mais indicado para você, passando pela vistoria do imóvel até a assinatura do contrato de locação, a Prates estará ao seu lado.

Com uma equipe especializada no mercado imobiliário de Curitiba, a Prates garante atendimento personalizado para quem pretende alugar um imóvel na cidade. Conte com a expertise em imóveis de alto padrão e nas melhores localizações. 

Outra facilidade da Prates para que você possa alugar sem burocracia é a assinatura eletrônica de contrato de locação: você pode escolher o imóvel no site da imobiliária e fechar o negócio com agilidade e segurança, por meio do seu smartphone ou notebook.  

Além disso, você não precisa se preocupar em encontrar um fiador. A Prates  trabalha com seguro fiança e oferece as melhores taxas da cidade – a partir de 10% do valor do imóvel. 

Agora que você já sabe como alugar imóvel em Curitiba de forma rápida e segura, visite o site da Prates para encontrar as melhores opções.