Imobiliária Prates

Já fizemos um post aqui no blog explicando porque investir em imóveis para alugar em Curitiba é um negócio que vale a pena. Mas para quem está pensando em começar um investimento como esse, podem surgir algumas dúvidas: como identificar um bom investimento? Por onde começar?

Nesse post vamos explicar algumas coisas que você precisa tomar nota antes de começar a investir em imóveis em Curitiba.

Orçamento para Investir em Imóveis

Investir em imóveis requer que você tenha uma poupança prévia, pois assumir uma dívida muito grande com um imóvel pode fazer com que seu investimento não valha a pena.

Portanto, antes de decidir comprar imóveis para alugar, analise bem seu orçamento mensal, suas economias e suas necessidades. Imóveis são investimentos a longo prazo, por isso, pode ser que demore um tempo para que você consiga recuperar o dinheiro investido.

O ideal é que você consiga fazer a maior parte do pagamento à vista, de preferência 100%. Dessa forma, você consegue eliminar juros e negociar um bom desconto na compra do seu novo imóvel.

Caso você opte por um financiamento, a regra é pagar ao menos 30% do valor na entrada, e ter a certeza de comprometer não mais que 30% da sua renda com as parcelas.

Bairros e regiões da cidade

Chegou a hora de escolher o imóvel para investir. Nesse momento, é necessário fazer um bom estudo a respeito dos bairros da sua cidade, e o perfil de cada uma dessas regiões.

Por exemplo, investir em apartamentos pequenos e flats próximos a universidades em Curitiba pode ser um bom negócio, já que muitos jovens vêm à cidade para estudar. Saber quais bairros têm um índice maior de valorização dos imóveis também pode ser uma informação importante para a sua decisão.

Existem ótimas oportunidades em diferentes segmentos: flats, apartamentos, casas, salas comerciais, lojas, etc. A sua escolha vai depender das características da região da cidade e dos seu perfil investidor. Caso tenha dúvidas, vale buscar aconselhamento profissional antes de tomar uma decisão.

Situação do Imóvel

Outra decisão importante é escolher entre investir em imóveis novos ou usados. Muitos investidores optam por comprar imóveis na planta para vendê-los um ou dois anos depois, quando as obras já estão quase concluídas, por exemplo.

Ao escolher investir em imóveis para alugar, comprar imóveis na planta pode oferecer um bom desconto para adquirir um imóvel novo. Porém é preciso saber que esse investimento vai levar ainda um bom tempo para gerar lucros, já que será necessário aguardar o imóvel ficar pronto.

Investir em imóveis usados também pode ser um bom negócio. Alguns dos imóveis podem precisar de algumas reformas antes de poderem ser colocados para alugar, mas o valor de compra provavelmente será bem abaixo de um imóvel novo.

De forma geral, é importante colocar todos os prós e contras no papel e considerar qual das opções mais se encaixa nas suas necessidades atuais.

Segurança do Investimento

Investir em imóveis pode ser um negócio arriscado se você não tiver o cuidado e o conhecimento necessário. Por isso, não faça decisões impulsivas e considere muito bem todos os passos do seu investimento em imóveis, e busque sempre aconselhamento profissional.

A Imobiliária Prates está há 19 anos atuando em Curitiba e região, e pode te ajudar a encontrar bons negócios para investir em imóveis em Curitiba. Marque uma conversa conosco e conheça nossos diferenciais!

Imobiliária Prates

Este artigo foi produzido pela Imobiliária Prates. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!