Imobiliária Prates

Vai comprar ou alugar um imóvel? Contar com um corretor de imóveis – responsável pela venda de um imóvel – ou com um especialista em locação é uma forma de garantir um negócio seguro para você. Mas, a fim de que tudo saia como o esperado, é importante apresentar a esses profissionais da imobiliária dados claros a respeito de questões que influenciam na escolha do imóvel ideal.

Por isso, passar informações a respeito das suas expectativas para o corretor é algo fundamental. É a partir delas que ele poderá encontrar um imóvel do jeito que você procura. Para te ajudar a entender quais informações são importantes nessa etapa, preparamos este post com os 7 pontos para considerar antes de comprar ou alugar um imóvel. Acompanhe!

7 pontos para considerar antes de comprar ou alugar um imóvel

Confira a seguir a lista de 7 pontos fundamentais para encontrar o imóvel perfeito para você.

1- Perfil do morador

Informar o perfil do morador ou moradores é determinante na busca pelo imóvel ideal. Vai morar sozinho ou pretende dividir o imóvel com outras pessoas? Procura um imóvel para a família? Qual a composição familiar? E as variações não param por aí: casal com ou sem filhos, faixa etária dos filhos, idosos na família, animais de estimação, etc. Essas são informações relevantes para a definição das características do imóvel (confira o ponto 5 da nossa lista). 

Também faz parte do perfil as preferências e os gostos dos moradores: se importam ou não com barulho, desejam ou não estar perto do trabalho, da escola, de comércio e serviços, de áreas verdes. Com base no perfil do morador serão definidas as características necessárias para o imóvel.

2- Renda da família

A renda média do morador ou moradores é outro fator que deve ser considerado antes de você comprar ou alugar um imóvel. Na hora da locação, é importante considerar outros custos envolvidos, como taxas de condomínio. É bom ter em mente que essas são taxas cobradas durante toda a permanência no imóvel e que farão parte do orçamento periódico da casa.

Já pra quem deseja comprar um imóvel, é importante informar a quantia que pode dar de entrada, considerar o valor da documentação além do valor do imóvel em si, que ainda pode ser financiado. Por isso, avaliar a renda da família na hora de assumir o contrato de compra é primordial, já que imprevistos podem acontecer.

Outros gastos como mudança e uma possível nova mobília também devem ser considerados. Por isso, seja sincero com o corretor na hora de falar qual o orçamento que você tem disponível.

3- Localização ideal

Com base no perfil do morador e na renda, já é possível definir a localização ideal. Avaliar as características do bairro é outro ponto fundamental, pois elas irão interferir no estilo e na qualidade de vida dos moradores. Entre os principais perfis baseados nas características do bairro estão:

– residencial: composto em sua maioria por residências, geralmente mais tranquilo;

– comercial: há na vizinhança empreendimentos comerciais e de serviços, geralmente movimentado durante o dia;

– polo estudantil: há faculdades e universidades nas proximidades, além de bares e espaços voltados a esse público, o que faz com que sejam regiões mais agitadas; 

– polo gastronômico: há grande número de restaurantes, cafés e bares, o que torna o bairro movimentado na hora do almoço, do happy hour e à noite.

A distância até o trabalho e a escola das crianças também é um ponto importante para avaliar. Como nem sempre você vai ter tudo o que precisa em apenas uma região, a mobilidade de um bairro para outro também deve ser considerada. 

Então analise as vias de acesso e dê mais de uma opção de bairros e regiões para seu corretor, assim vocês não perderão nenhuma oportunidade. 

4- Melhor formato 

A escolha entre casa ou apartamento é outra coisa a ser considerada por quem vai comprar ou alugar um imóvel. A casa representa mais liberdade, com área externa exclusiva e sem regras de condomínio. Jardim, quintal, churrasqueira e outras possibilidades para uso da família e convidados. Já o apartamento normalmente tem a preferência de quem busca segurança e mais praticidade. Nesse caso, a organização das áreas comuns fica a cargo de funcionários contratados. Também tem opções com ampla estrutura de lazer.

Se por um lado o apartamento tem o custo do condomínio, por outro, a manutenção da casa fica por conta do morador. Outra opção são as casas e os sobrados em condomínios fechados, que despertam o interesse das famílias por fatores como segurança e opções de lazer em um único espaço. Diante de tantas opções, deixar claro a sua preferência para o corretor é algo fundamental.

5- Características do imóvel

As informações a respeito das características do imóvel estão relacionadas a aspectos como tamanho, vagas de garagem, áreas de lazer, etc. De acordo com o perfil dos moradores serão definidos quesitos como número de quartos, banheiros, suítes. Necessidade ou não de espaço para escritório, programar um quarto a mais se pretende aumentar a família, áreas exclusivas para crianças ou para os pets também são pontos a serem observados, assim como opções com salão de festas e espaço fitness. Tem algo indispensável para você? Avise o corretor, isso vai ajudá-lo a filtrar entre as opções.

6- Condições e acessibilidade do imóvel

A acessibilidade e as condições do imóvel devem entrar nessa lista. Há moradores interessados em imóveis novos e lançamentos, bem como há aqueles que preferem imóveis mais antigos, pois têm interesse em cômodos e pé direito maiores, por exemplo. Mas vale lembrar que o imóvel novo traz modernidade e a garantia de menos problemas relacionados à estrutura. Escadas, rampas, elevadores são outros pontos a serem considerados por quem pretende comprar ou alugar imóvel, uma vez que idosos, podem ter limitações relacionadas a esses aspectos.

Até que ponto você quer modificar um imóvel? Deixe isso claro!

7- Planos para o futuro

Essa é uma questão que não pode ser deixada de lado, afinal, escolher um imóvel para comprar ou alugar muitas vezes pode estar ligado a um período grande da vida do morador. Um jovem casal sem filhos pode ter em mente planos para filhos no futuro. Nesse caso, é aconselhável comprar um imóvel com mais de um quarto. Da mesma maneira, pessoas que pensam em trabalhar no sistema de home office por um período maior da vida devem projetar uma área para o escritório.

Pronto para escolher o imóvel

Esses são 7 pontos a serem considerados antes de comprar ou alugar um imóvel. Todos eles são importantes e devem ser ditos com clareza para o especialista no momento da busca por um novo lar. Isso porque quanto mais claro o seu desejo, mais assertiva a busca pode ser.

Agora que você está pronto para escolher um imóvel, conte com a Imobiliária Prates para encontrar a sua casa ou apartamento em Curitiba. Com tradição e inovação, a Prates atende aos mais diferentes perfis de clientes.

Prefere morar em bairro nobre em Curitiba ou busca móveis planejados em apartamento alugado? Casa grande, sobrado espaçoso em condomínio fechado ou loft em Curitiba? Independentemente da sua demanda, com a expertise de um time de especialistas no mercado imobiliário, a Prates tem o imóvel ideal para você. Visite o site da Prates e saiba mais!

Imobiliária Prates

Este artigo foi produzido pela Imobiliária Prates. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!