Quem investe em imóveis sabe o quão trabalhoso é manter os negócios em ordem. Documentação, manutenção, negociação e locação fazem parte da rotina e não são tarefas fáceis. Por isso, contratar uma imobiliária para administrar o seu imóvel pode ser uma forma de otimizar o seu tempo e lucro.
Como uma imobiliária administra um imóvel?
A empresa deve auxiliar o proprietário a cuidar de seu patrimônio e receber a remuneração adequada. Para isso, é preciso de uma estrutura eficiente e organizada.
Estão entre as funções da imobiliária: a análise cadastral e elaboração dos contratos, a cobrança dos aluguéis, auxílio jurídico, divulgação e atendimento, vistoria (no caso da Prates isso ocorre por meio de uma empresa especialista terceirizada), consultoria e controle financeiro. Além disso, ela deve conhecer bem os direitos da vizinhança, a Lei do Inquilinato e as tributações sobre a locação de imóveis.
Como é o contrato entre imobiliária e locador?
A relação entre imobiliária e proprietário é estabelecida por um contrato que estabelece os deveres das partes envolvidas, seguindo o Código Civil e a Lei do Inquilinato.
A imobiliária representa o proprietário durante o contrato de locação vigente, intermediando eventuais conflitos, reparos, manutenções necessárias e orientações pertinentes ao contrato, sempre de forma a tornar a permanência do inquilino mais pacífica.
Como a imobiliária é remunerada?
A imobiliária recebe dois tipos de taxas: a de administração e de intermediação. A taxa de administração é uma taxa mensal cobrada pelo serviço de administrar o imóvel, isto inclui receber e repassar aluguéis ao proprietário, emitir extratos, monitorar a adimplência das taxas de condomínio, receber e pagar o IPTU, efetuar cobranças e intermediar as solicitações e necessidades do inquilino. A taxa cobrada é de 10%.
Quando o imóvel é alugado, a imobiliária também cobra a taxa de intermediação, correspondente ao valor total do primeiro aluguel. Esta é a comissão da imobiliária pelo trabalho de divulgação, promoção e efetiva locação do seu imóvel. Fornecendo profissionais que acompanham todo o processo, desde a visita até a entrega das chaves ao novo inquilino, como está no contrato.
Conhecimento de mercado
Uma boa imobiliária tem bastante conhecimento de mercado para orientar você sobre um bom investimento, já na hora de adquirir um imóvel. Depois, ela continua te auxiliando no momento de fazer o seu bem render.
Ela vai estar ao seu lado para que você não cometa erros. Dicas sobre a valorização do imóvel, a região na qual se encontra, vantagens e desvantagens da unidade serão muito úteis.
Evite dores de cabeça e economize
Todo o tipo de tratativa com inquilinos e processos burocráticos serão feitos pela imobiliária. Como administradora, ela intermedia essas situações geralmente por meio de consultas ao proprietário.
Basicamente, o proprietário não deve ter nenhum tipo de contato com o inquilino. A imobiliária cuida de toda intermediação.
Vantagens de contratar uma imobiliária
Você terá economia de tempo e dinheiro com o seu imóvel, fazendo dele um investimento mais rentável e seguro. Alugar um imóvel direto com o inquilino pode te trazer muitos problemas. Por isso, nós estamos aqui para lhe ajudar.
Além de todas as vantagens que uma imobiliária oferece, nós temos experiência e conhecimento de mercado. São mais de 1.300 imóveis administrados, com baixa taxa de inadimplência e média de velocidade na locação de imóveis acima do mercado.
Entre em contato conosco e confira todas as vantagens que você terá com a Imobiliária Prates.
- Artigo Anterior Como identificar falsos corretores de imóveis?
- Próximo Artigo Dicas para quem vai morar em Curitiba!