Imobiliária Prates

Referência em conforto, modernidade, bem-estar e alto padrão, o Ecoville cresceu de maneira expressiva nos últimos anos, tanto em espaços residenciais, quanto de lazer. No post de hoje, conheça um pouco mais sobre essa região que atrai cada vez mais moradores que estão em busca de qualidade de vida.

Origem do Ecoville

Assim como o Batel, o Ecoville também é considerado um dos bairros mais nobres de Curitiba. A região engloba os bairros do Campina do Siqueira, Campo Comprido e Mossunguê e está localizado na Zona Oeste de Curitiba, sendo vizinha dos bairros Bigorrilho e CIC.

Apesar de já fazer parte do vocabulário curitibano, o nome “Ecoville” não é oficial do bairro e foi criado pelo mercado imobiliário devido às construção de diversos empreendimentos luxuosos na área, como os condomínios com grandes áreas verdes e apartamentos de alto padrão.

Originalmente conhecido como Mossunguê, o bairro surgiu ao longo do antigo Caminho do Mato Grosso, hoje atual Avenida Bispo Dom José, que era o único acesso ao Norte do Estado. O nome Mossunguê, proveniente do Tupi Guarani, entre outras interpretações, pode significar “lugar agitado”, talvez por terem os índios observado como eram comuns as ventanias na região devido a grande quantidade de pinheiros e outras espécies de árvores.

Antigamente, a exploração mineral na área era intensa e isso contribuiu para o desenvolvimento acelerado da região. Ao longo dos anos, a área foi tomada por inúmeros comércios que serviam de depósito aos viajantes, tropeiros e primeiros moradores. As primeiras famílias que habitaram a região eram imigrantes italianos, provenientes da região de Piemonte, ligados à agricultura e lavoura.

Um bairro valorizado

Entre os anos de 2003 e 2009, o Ecoville foi uma das áreas que mais recebeu investimentos imobiliários em Curitiba. Isso porque a região foi planejada para oferecer aos moradores uma boa área de natureza, mesclada à modernidade da cidade. Essa combinação foi possível devido à topografia do local e ao investimentos em prédios, fazendo do bairro um exemplo de verticalização.

Boa parte dos empreendimentos da região são edifícios de alto padrão, contribuindo para que o bairros seja, hoje, uma das regiões mais promissoras e luxuosas de Curitiba.

Apesar de contar com pontos comerciais, o bairro é predominantemente residencial, o que contribui para a baixa movimentação de pedestres nas ruas durante os dias da semana. Isso acontece porque os pontos comerciais do Ecoville estão localizados, principalmente, na área externa do bairro.

Comércio e Lazer

Com o aumento da oferta de lançamentos no bairro nos últimos anos, o Ecoville também cresceu na área comercial. O bairro está próximo de um dos maiores shoppings da cidade, conta com as melhores redes de supermercados, além de serviços  como colégios, escolas de idiomas, postos de gasolina, casas lotéricas, bancos e muito mais. Tudo para garantir o conforto dos moradores do bairro.

Para os momentos de lazer, os moradores contam com boas opções de locais para passear, praticar esportes e visitar. O Parque Barigui é o local perfeito para atividades ao ar livre, como andar de bicicleta, jogar bola, soltar pipa, andar de patins, correr, caminhar. Inaugurado em 1972, o parque é um dos mais antigos de Curitiba e é residência de várias espécies de animais, como aves e capivaras.

Com diversas avenidas e linhas de ônibus, a região tem fácil acesso à todas as zonas e centro da cidade.

Se você ficou encantando pelo Ecoville, então é hora de você conhecer os nossos empreendimentos localizados no bairro! Acesse o nosso site e confira.

Imobiliária Prates

Este artigo foi produzido pela Imobiliária Prates. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!