Você está pensando em alugar imóvel em Curitiba direto com o proprietário? Tem preocupações com burocracias e garantias contratuais que o processo de locação pode exigir? Essas dúvidas e receios são bastante comuns. No entanto, tome cuidado com essa escolha. Continue a leitura para entender melhor.
Alugar um imóvel direto com o proprietário pode trazer muitos riscos para você, como contratos com pegadinhas e imóveis que não são exatamente o que parecem. Por isso, para evitar transtornos e encontrar o imóvel ideal, o melhor a se fazer é alugar um imóvel com a ajuda de uma imobiliária, garantindo assim mais segurança e tranquilidade.
Confira a seguir 5 riscos de alugar imóvel direto com o proprietário e outros pontos importantes para que você fique atento e possa escolher o caminho mais seguro.
Leia também: Quais são os documentos necessários para alugar um imóvel?
5 riscos de alugar imóvel direto com proprietário
Em busca de facilidades, muitas pessoas optam por alugar imóveis diretamente com o proprietário. No entanto, ainda que o processo pareça mais simples desse modo, ele pode trazer diversos problemas e gerar dores de cabeça desnecessárias tanto para o dono do imóvel, como para o candidato a inquilino.
Portanto, antes de optar por um acordo informal, é preciso analisar com cuidado os riscos que essa escolha traz. Veja a seguir os 5 motivos que selecionamos para não alugar imóvel direto com o proprietário.
1- Valor de aluguel e reajustes imprecisos ou abusivos
Um dos principais problemas de alugar direto com o proprietário é que, muitas vezes, o custo do aluguel não condiz com a realidade do mercado.
Para determinar o valor do aluguel, é preciso levar em conta uma série de fatores, como o preço do metro quadrado na região e o contexto econômico nacional. O alerta é que nem todo dono de imóvel possui conhecimento para realizar uma avaliação correta do imóvel.
Como consequência, você pode acabar pagando um valor de aluguel muito acima do praticado no mercado imobiliário. Além disso, pode sofrer ao longo do tempo com reajustes abusivos, em desacordo com as normas do setor. E pode ter, assim, que procurar outro lugar para morar.
2- Falta de conhecimento do mercado imobiliário e da legislação
Ainda que acordos informais possam parecer mais fáceis de realizar, são um grande risco para proprietários e inquilinos. Por não ser um profissional especializado, o proprietário de imóveis conhece pouco sobre o mercado imobiliário e a Lei do Inquilinato, que determina direitos e deveres dos envolvidos na negociação.
Assim, há um grande risco de ocorrerem problemas ao longo do período de locação, que podem inclusive afetar financeiramente ambas as partes e até mesmo causar desgastes no relacionamento.
Somente com o conhecimento das normas vigentes é possível entender cada etapa da locação, bem como os direitos e deveres do inquilino e do proprietário em relação ao imóvel alugado.
3- Falta de opções de imóveis
Por contarem com uma equipe especializada na angariação de imóveis, imobiliárias costumam oferecer um leque de opções de imóveis para atender as necessidades de seus clientes.
Quando você aluga direto com o proprietário, acaba ficando refém da única ou das poucas opções que ele pode apresentar. Além disso, corre o risco de optar por um imóvel que não é o ideal para o que você precisa.
Outro ponto importante é que, com menos opções disponíveis, fica ainda mais difícil comparar o custo-benefício do aluguel entre um imóvel e outro.
4- Falta de mediação de conflitos
Imagine se ocorrer um problema nas instalações hidráulicas ou elétricas do imóvel que você alugou. Esse tipo de questão pode ser motivo de conflito entre inquilino e proprietário. É muito importante ter conhecimento sobre o que deve ser feito no que diz respeito à manutenção do imóvel alugado e quanto à responsabilidade de ambas as partes.
Por isso, o papel de uma imobiliária é tão importante. Por ter uma equipe sempre à disposição dos clientes, ela consegue resolver com mais agilidade qualquer imprevisto. Além disso, a relação com a imobiliária é muito mais profissional, o que pode facilitar a resolução de possíveis conflitos.
5- Risco de golpe
A locação direto com o proprietário costuma ser baseada em acordos informais. Ou seja, se qualquer ilegalidade ocorrer ao longo do processo de negociação, você não tem o respaldo legal para exigir seus direitos. Esse é um tipo de problema que expõe o inquilino ao risco de golpes, como cobranças abusivas e o não cumprimento de acordos.
Além disso, pode acontecer de o imóvel apresentar uma série de problemas. Desconfie também de imóveis com preços muito atrativos. Você pode, inclusive, ser vítima de pessoas que se dizem proprietários – mas não são -, cobrando taxa de reserva ou caução, e depois desaparecem com o dinheiro.
Vantagens de alugar imóvel em Curitiba com a Prates
Alugar um imóvel é um processo que exige cautela, planejamento e conhecimento de mercado. Por isso, o ideal é que toda negociação relacionada ao mercado imobiliário seja feita com o apoio de uma imobiliária de confiança.
Uma imobiliária é muito mais que uma administradora responsável por alugar – ou vender – imóveis. O mercado imobiliário é bastante complexo: de um lado está o proprietário, que deseja alugar o imóvel, garantindo rentabilidade ao seu investimento inicial. De outro, o candidato a inquilino, procurando um imóvel para alugar com agilidade, segurança e tranquilidade.
Entre essas pessoas envolvidas na negociação há diversos fatores, como capacidade de investimento, interesses pessoais, além da realidade do mercado. E a função de uma imobiliária é justamente intermediar essas relações.
Para te ajudar a entender quais as vantagens de alugar com uma imobiliária, listamos aqui 5 vantagens de realizar a locação com essa orientação.
Aqui na Prates, contamos com uma equipe especializada no mercado imobiliário de Curitiba. Além disso, valorizamos sempre as necessidades e expectativas de nossos clientes, oferecendo um atendimento ágil e transparente.
Agora que você já sabe o que um imobiliária faz e como alugar um imóvel de forma segura, acesse o nosso site e comprove uma experiência única no atendimento à locação de imóveis em Curitiba.
Quer saber como alugar pela imobiliária? Veja aqui dicas para alugar um imóvel em Curitiba.
- Artigo Anterior Dicas para quem vai morar em Curitiba!
- Próximo Artigo Entenda como morar em Curitiba e viver bem na cidade