Agência Cupola

Para você, o que é um bom lugar para viver? Alguns preferem uma região mais tranquila, enquanto outros, mais agitada. Essas são características que definem o perfil ideal de uma localização – o que está diretamente ligado à sua qualidade de vida. Por isso, preparamos este post para que você saiba como escolher um bairro bom para morar em Curitiba. Siga com a leitura e confira!

Como escolher um bairro bom para morar

O primeiro passo para escolher um bairro bom para morar é pensar em aspectos ligados às suas preferências, aliados ao valor que você pretende despender para a compra ou a locação do imóvel.

Veja a seguir o que você deve observar para encontrar o bairro ideal para você.

Avalie sua rotina

Pensar na sua rotina e nas atividades cotidianas é de extrema importância na hora de escolher o bairro para morar. Considere o seu local de trabalho ou de estudo, bem como dos demais moradores do imóvel. 

Uma das recomendações que vêm ganhando adeptos é morar o mais próximo possível do trabalho e da escola ou faculdade. Dessa forma, você poderá se deslocar com mais facilidade e, em alguns casos, o uso de carro ou de transporte público pode até ser dispensado.

Também deve entrar nessa avaliação as demais atividades que fazem parte do seu dia a dia, como academia e outros cursos.

Entenda seu estilo de vida

O estilo de vida é outro ponto a ser considerado. Você acha fundamental estar próximo a áreas verdes, parques ou praças? Há pessoas com perfis mais tranquilos e que preferem bairros mais sossegados, bem como há aquelas que gostam de praticidade e consideram as regiões próximas a comércio e serviços ideais. 

Entender o seu estilo de vida é fundamental para a escolha do melhor bairro para morar. Regiões mais badaladas ou próximas a universidades, por exemplo, costumam atrair moradores mais jovens. Já casais com filhos pequenos ou idosos  dão preferência a áreas mais tranquilas, sem o agito da vida noturna.

Busque um bairro seguro 

A segurança é um detalhe que faz toda a diferença hoje em dia. Por isso, observe quesitos como iluminação pública, câmeras de vigilância, policiamento ostensivo. Procure conversar com a vizinhança para se inteirar a respeito da segurança na região e tente conhecer a área durante o dia e à noite.

Priorize bairros arborizados

Você sabe o que é um bairro arborizado? É aquele bairro que possui árvores, praças, jardins. Além de mais agradável, uma região mais arborizada contribui para o aumento da umidade relativa do ar, maior conforto térmico nos imóveis, redução da poluição sonora e, claro, mais qualidade de vida. Justamente por isso, regiões mais arborizadas costumam registrar valorização imobiliária.

Observe a infraestrutura

Um bairro com boa infraestrutura urbana também é fundamental para uma boa experiência dos moradores. Pavimentação, acesso à internet, iluminação pública, transporte público e uma série de outros quesitos fazem parte desse tópico. Quanto mais estrutura o bairro tem, melhor e mais fácil se torna a vida dos moradores.

Vale observar ainda se a região conta com supermercados, farmácias, postos de gasolina, bancos, restaurantes e outros serviços que podem ser essenciais para você e sua família.

Melhores bairros para morar em Curitiba

Depois de saber mais sobre como escolher um bairro bom para viver, é hora de conhecer quais os melhores bairros de Curitiba para morar. 

Batel

O Batel é um dos principais bairros nobres de Curitiba. É uma região repleta de atrativos e com excelente infraestrutura. Comércio e serviços de alto padrão se destacam no bairro, que conta com cobertura do sistema integrado de transporte coletivo e de ciclovias. A região tem ainda referências em gastronomia e cultura, com destaque para o Batel Soho, localizado na Praça da Espanha.

Água Verde

O Água Verde é um dos melhores bairros de Curitiba. A região mescla o perfil residencial com comércio agitado, além de áreas verdes como praças e espaços de lazer. O bairro tem uma localização privilegiada, próxima ao centro da cidade, e é cortado por vias expressas, o que facilita a locomoção para outros pontos de Curitiba. Conta com escolas, restaurantes, shoppings, estabelecimentos de saúde e muito mais.

Bigorrilho

O Bigorrilho também é um dos melhores bairros para morar em Curitiba. Com ruas arborizadas, grandes avenidas, alamedas e praças, se destaca pelo aglomerado de prédios. Há 3 km do centro da cidade, tem o trânsito facilitado pelos binários. Também tem ótima infraestrutura, com supermercados, restaurantes, lojas, entre outros estabelecimentos.

Encontre o seu imóvel nos melhores bairros de Curitiba

Se você está em busca do melhor bairro para morar em Curitiba, conte com a Prates para te ajudar. Com uma equipe especializada no mercado imobiliário de Curitiba, a Prates garante atendimento personalizado para quem pretende comprar ou alugar um imóvel na cidade. Conte com a expertise em imóveis de alto padrão e nas melhores localizações: a Prates conhece os bairros com maior potencial de valorização e os mais procurados para alugar. Acesse o site da Prates para saber mais: clique aqui.