Seguro Fiança para aluguel de imóveis em Curitiba: veja vantagens
Imobiliária Prates

Alugar um imóvel com facilidade, rapidez e tranquilidade é o que todos buscam hoje em dia, certo? Frente a isso, a figura do fiador ou de outras garantias locatícias complexas vão ficando para trás. Alinhada às tendências e às demandas do mercado imobiliário, a Prates preparou este artigo sobre as vantagens do Seguro Fiança para quem pretende fechar um contrato de aluguel de imóveis em Curitiba. Confira!

O que você verá neste post:

  • O que é garantia locatícia
  • Seguro Fiança: como funciona
  • Vantagens do Seguro Fiança
  • Alugar com Seguro Fiança em Curitiba 

Leia também: Imóveis para alugar em Curitiba: como escolher a opção perfeita

O que é garantia locatícia

Prevista na Lei do Inquilinato, a garantia locatícia é o instrumento utilizado para dar mais segurança ao proprietário do imóvel quanto ao recebimento do aluguel e respaldo ao inquilino em possíveis situações que o impeçam de arcar com esse pagamento.

Constam na legislação quatro tipos de garantias: caução, fiança, seguro fiança e cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento – sendo essa última pouco usual. 

As modalidades de garantia locatícia disponíveis para a locação de um imóvel são definidas pelo proprietário, de acordo com o risco que ele está disposto a correr e sempre por intermédio da imobiliária que administra seu imóvel. Além disso, a garantia escolhida constará no contrato de aluguel, assinado por ambas as partes da transação.

Por muito tempo, o fiador foi o tipo de garantia locatícia mais utilizado no país, o que gerava certo receio por parte dos envolvidos no processo de locação de um imóvel. Principalmente para o inquilino, que precisava contar com alguém que atendesse aos pré-requisitos e que, além disso, aceitasse se envolver no negócio. 

Com o passar do tempo, novas e mais modernas modalidades de fiança foram surgindo e ganhando a preferência. Afinal, alugar um imóvel sem fiador é uma condição atrativa.

Atualmente, o Seguro Fiança é uma das formas de garantia locatícia mais frequentes e seguras, tendo em vista as suas vantagens e a facilidade de contratação. Saiba mais sobre essa modalidade a seguir.

Seguro Fiança: como funciona

O Seguro Fiança para aluguel é uma das garantias locatícias mais modernas e que possibilita ao interessado alugar um imóvel sem fiador. Por meio do Seguro Fiança, uma taxa é cobrada mensalmente no boleto de aluguel. O valor da taxa é determinado pela própria seguradora, de acordo com o resultado do perfil de crédito do cliente e o valor do aluguel.

Em caso de inadimplência, a seguradora ficará responsável pela quitação do aluguel e dos encargos contratuais. Dessa maneira, o Seguro Fiança é a forma de garantia locatícia mais eficiente e segura do mercado imobiliário. Isso porque assegura o pagamento do aluguel, do condomínio e das demais despesas.

Outro aspecto importante é que o funcionamento dessa modalidade é regulamentado pela Susep (Superintendência de Recursos Privados).

Vantagens do Seguro Fiança

Vantagens do Seguro Fiança para o inquilino

Alugar um imóvel com Seguro Fiança torna o processo de locação muito mais ágil e prático. Por isso, entre as principais vantagens para o inquilino estão justamente a rapidez e a facilidade para a realização do cadastro.

Você só precisa reunir os seus documentos pessoais para fazer o cadastro. Assim que ele for aprovado pela seguradora, o contrato de locação é gerado e se iniciam os procedimentos para a entrega das chaves do seu futuro lar. 

Vantagens do Seguro Fiança para o proprietário

Já para o proprietário, a principal vantagem é o aluguel garantido. Essa modalidade evita estresse e assegura o recebimento do seu aluguel em dia. Imagina a tranquilidade de não depender de todo aquele trâmite na tentativa de receber de um fiador, por exemplo.

Isso significa muito mais segurança para o seu contrato e rentabilidade garantida. Vale lembrar que imóvel alugado é dinheiro na conta. Além do retorno do investimento feito na propriedade, ao mantê-la alugada o proprietário deixa de arcar com custos do imóvel que passam a ser responsabilidade do inquilino, como IPTU  e condomínio.

Alugar com Seguro Fiança em Curitiba 

Agora que você sabe mais sobre o Seguro Fiança, que tal descobrir como alugar um imóvel em Curitiba usando essa modalidade de garantia locatícia? Na Prates, temos convênio com as principais seguradoras do país. Por isso, você encontra um dos seguros fiança mais baixos da cidade, com taxas a partir de 10% do valor do aluguel.

Você só precisa apresentar RG e CPF, certidão de casamento atualizada (se for casado) e comprovante de renda. A análise de crédito é feita diretamente pela seguradora.

A opção de garantia locatícia oferecida pela Prates é o Seguro Fiança, que traz maior segurança para o contrato, hoje em dia. Além disso, graças às parcerias que temos com as seguradoras, conseguimos oferecer o seguro fiança com valor acessível para que o inquilino não precise do favor de um terceiro para ser seu fiador solidário.

Outras vantagens de alugar com a Prates

Além de possibilitar o aluguel com Seguro Fiança, a Prates oferece atendimento personalizado para quem precisa alugar um imóvel em Curitiba. Isso significa que, no momento de buscar o imóvel ideal, nosso time de consultores irá considerar o seu perfil, as suas necessidades e as suas expectativas.

Outro diferencial da Prates é a oferta de imóveis para locação nos melhores bairros de Curitiba. Entre os bairros mais buscados por quem deseja alugar um imóvel estão Batel, Bigorrilho, Água Verde, Ecoville, Santa Felicidade e Centro. Confira aqui um post do nosso blog com mais detalhes sobre os bairros mais procurados. E conte também com a ajuda dos nossos especialistas para encontrar a melhor localização para você.

Alugar casas ou apartamentos sem burocracia é outra vantagem da Prates, com a assinatura eletrônica do contrato de locação. Já pensou na facilidade de poder fechar o contrato de aluguel por meio do seu smartphone ou tablet, com total segurança e sem precisar sair de casa?

Para facilitar ainda mais a sua locação, confira aqui um post do nosso blog com a relação de documentos que você vai precisar para alugar o seu imóvel.

Depois de tudo isso, é hora de encontrar o imóvel ideal! Acesse o site da Prates para ver os imóveis disponíveis para locação e conte conosco para escolher o imóvel ideal, com a melhor garantia locatícia para você: o Seguro Fiança.

Imobiliária Prates

Este artigo foi produzido pela Imobiliária Prates. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!