Imobiliária Prates

Fim do ano chegando e com ele vem o desejo de um recomeço e de mudanças, às vezes literais. Uma delas pode ser a decisão de morar sozinho. Seja porque entrou na universidade e quer morar próximo à faculdade, ou do trabalho, seja porque veio de outra cidade e quer seguir carreira em Curitiba, ou apenas porque quer conquistar sua independência. 

Independentemente do motivo, saiba que cuidar de uma casa sozinho não é tarefa fácil, mas vamos te ajudar com algumas dicas.

Onde morar?

Uma das primeiras decisões é escolher onde morar sozinho. Um dos fatores determinantes para isso são: proximidade dos locais que você terá que frequentar diariamente, preço e estilo de vida.

Se você é um estudante, pode escolher o bairro em que fica o campus ou outras regiões que proporcionem fácil acesso à universidade. Por exemplo, o Centro é perfeito para os estudantes da UFPR;  e para os acadêmicos da PUCPR, a Prates tem bons imóveis em regiões vizinhas, como o Rebouças, Jardim Botânico e Jardim das Américas. 

Outro bairro importante para se considerar é o Ecoville, estrategicamente localizado em Curitiba. Você terá fácil acesso a outras regiões da capital, graças ao terminal de ônibus que possui linhas que trafegam por vários pontos da cidade. Além de contar com um comércio bastante diverso. 

E falando em comércio e diversidade, os bairros Água Verde e Batel têm importantes centros comerciais. Além das opções de lazer, com shoppings, cafés, restaurantes, bares e baladas, ótimas opções para quem quer morar sozinho em Curitiba.

Qual a melhor opção: casa ou apartamento?

Outra decisão importante para quem planeja morar sozinho, é escolher o tipo de imóvel. Afinal de contas, morar sozinho em casa ou apartamento, qual o melhor? Ambos têm suas próprias características, com vantagens e desvantagens. 

Na opção casa, além de não haver taxa de condomínio, há mais espaços exclusivos, como quintal ou jardim, vagas de garagem e churrasqueira. Também tem uma sensação maior de liberdade, pois não existe regras de condomínio para seguir e os vizinhos estão mais afastados.

Mas essa privacidade também implica em menor segurança, geralmente casas não possuem portaria ou sistemas de segurança.

Já no caso de morar sozinho em apartamento, a segurança é reforçada, com a portaria e a proximidade dos vizinhos, o que tranquiliza na hora de viajar e passar mais tempo fora de casa. Maior socialização com os outros moradores do prédio também está entre as vantagens. E facilidade com a limpeza, pois, além do apartamento ser menor que uma casa, você não precisa se preocupar com a higiene dos espaços externos. 

Há taxa de condomínio mas, em compensação, ao escolher um edifício completo, você economiza com lazer, academia e clubes, por exemplo. 

Cuidados com a casa, e agora?

Cuidar de uma casa morando sozinho, pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é. A palavra de ordem é organização. Como tudo dependerá de você, fazer listas de tarefas ajuda bastante. Agora vamos te ajudar mostrando os itens básicos de como cuidar de uma casa.

Existem tarefas para fazer todos os dias, semanalmente e mensalmente. Nós sabemos, dá uma preguiça, mas, infelizmente, a louça não se lava sozinha. Acredite, será pior deixá-la acumular. Por isso, as tarefas que você deve fazer todos os dias para cuidar da casa são: lavar a louça, arrumar a cama, limpar a pia do banheiro e da cozinha. Também é importante retirar o lixo e varrer a casa, pois a poeira acumula rapidamente e o odor do lixo pode atrair insetos e outros animais.

Já as atividades que você pode fazer a cada semana são trocar os lençóis e toalhas, lavar e passar roupa, lavar o banheiro, limpar janelas, microondas e fogão, passar um pano nos móveis e espelhos. 

Como a lista de compras para quem mora sozinho não costuma ser extensa, você também pode ir ao mercado semanalmente ou uma vez por mês, mas, para facilitar sua rotina, o ideal é preparar o cardápio para a semana e consultar a geladeira, para ver se não tem nenhum alimento vencido. 

Não se engane achando que poderá comer fora ou comprar comida pronta para sempre. Além de economizar, preparar o próprio alimento pode ser uma alternativa mais saudável. Mensalmente limpe a geladeira e organize os armários da casa. 

Morar sozinho em Curitiba

Morar sozinho é uma fase de amadurecimento, aprendizado e tomada de decisões, como onde morar, imóvel mobiliado ou não, entre outras. Para isso, conte com a Imobiliária Prates, pois de imóveis nós entendemos.  

Além de toda a facilidade na hora de encontrar o seu imóvel ideal, aqui na Prates temos um portal exclusivo para estudantes, mais prático e com menos burocracia. Fale com um dos nossos especialistas e encontre seu novo lar.

Imobiliária Prates

Este artigo foi produzido pela Imobiliária Prates. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!