Imobiliária Prates

Ter animais em apartamento tem se tornado cada vez mais comum. Segundo uma pesquisa da Nielsen, 46% dos lares brasileiros têm cachorros, e 18% têm gatos. E esse números são crescentes.

Como o número de famílias morando em apartamentos também cresce a cada ano, questões sobre a convivência dos animais de estimação em condomínios se tornam cada vez mais comuns.

Nesse post, vamos responder algumas das questões mais comuns de quem quer viver num apartamento com pets. Confira!

O condomínio pode proibir animais de estimação?

Numa resposta curta: não, não pode. Impedir a permanência de um animal de estimação em apartamentos ou casas fere o direito à propriedade privada, que é garantido pela constituição federal.

A ordem de retirada de um animal pode ser dada apenas por um juiz, nunca por um síndico ou proprietário. E isso só pode acontecer em casos muito extremos, quando um animal está colocando em risco a segurança, saúde ou tranquilidade dos demais moradores.

Caso quem esteja em risco seja o animal, pode ser feita uma denúncia de maus tratos. A lei prevê pena de 3 meses a um ano de prisão, além de multa e perda da guarda do animal para o tutor que comprovadamente cometer maus tratos.

Regras do condomínio sobre animais de estimação

Apesar de não poder proibir a permanência dos animais de estimação em um imóvel, o condomínio pode sim impor regras para a presença destes animais nas áreas comuns.

Algumas regras comuns são, por exemplo, que os animais transitem em guia curta dentro do condomínio, ou que o tutor se responsabilize por limpar qualquer sujeira que o animal faça.

Se quer ter um animal de estimação em apartamento, tenha o cuidado de ler o regimento do condomínio com atenção e procure cumprir todas as regras para evitar conflitos com os demais moradores.

Preze pela boa convivência

Um pet em apartamento pode se tornar um grande problema caso passe a incomodar os vizinhos de alguma forma. Se ele estiver interferindo na segurança, saúde ou tranquilidade dos demais moradores, isso pode ser motivo até mesmo para uma ação judicial.

Se seu animal tiver histórico de agressividade, é imprescindível que você procure aconselhamento profissional e ajuda de um veterinário ou adestrador antes que isso se torne um problema maior.

No caso de gatos, por exemplo, também deve haver cuidado quanto aos passeios. Evite deixar que os animais circulem pelo condomínio sem supervisão. Isso pode incomodar os vizinhos e sair do controle.

Preze também por manter o seu apartamento sempre limpo e higienizado, principalmente se seu animal utiliza alguma parte da casa como “banheiro”. Não deixe que o mau cheiro se torne um problema para outros moradores.

Outro problema que animais de estimação podem causar são barulhos excessivos. Se seu cachorro late muito, principalmente após às 22h, é aconselhável buscar ajuda de um profissional para adestrá-lo.

Em geral, a dica é prezar pelo bom senso. Se você tem um vizinho que visivelmente não gosta de animais, evite deixar seu pet chegar perto dele, afinal, ninguém é obrigado a gostar. Se todos tiverem respeito e tolerância, é possível conviver sem maiores problemas.

Cuidados com um pet num apartamento

Cada animal tem seus cuidados específicos, e é importante se informar sobre o que cada espécie e raça precisa.

Em geral, os cães precisam gastar energia para que não causem problemas dentro do apartamento. A dica é sair para passear com eles na rua pelo menos uma vez ao dia, e, se necessário, duas vezes. Esse hábito evita o estresse e melhora a saúde do seu bichinho.

Esses passeios servem também para que o cão possa fazer suas necessidades fora do apartamento. É importante sempre levar consigo saquinhos plásticos para juntar os dejetos, pois a limpeza é sempre de responsabilidade do tutor, mesmo em via pública.

Um cão que receba a atenção necessária e saia para passear regularmente dificilmente vai desenvolver comportamentos inadequados, como latir muito, arranhar portas ou fazer as necessidades nos locais errados. Na dúvida, busque um especialista.

Para gatos, a regra mais importante é instalar telas nas janelas. Os gatinhos gostam muito de ficar nas janelas tomando sol e observando o mundo lá fora, e por isso janelas sem tela podem ser muito perigosas. Se o apartamento for em um andar muito alto, essa necessidade é ainda maior.

Gatos são ótimos animais para ter em apartamento pois eles vivem muito bem em espaços pequenos, desde que possam se locomover verticalmente. O importante para eles é poder escalar e subir em móveis, e para isso há ótimas soluções.

Instalar prateleiras e arranhadores nas paredes para que o bichano possa subir e deixar brinquedos espalhados são ótimas formas de “gatificar” a sua casa.

Tomando esses cuidados, é perfeitamente possível ter animais de estimação em apartamento. Assim, você, seu bichinho e seus vizinhos poderão conviver em harmonia.

Está pensando em encontrar um apartamento em Curitiba?

A Prates tem ótimas opções nos melhores bairros da cidade que podem oferecer o melhor lar para você e o seu bichinho! Confira no nosso site os imóveis disponíveis.

Imobiliária Prates

Este artigo foi produzido pela Imobiliária Prates. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!