Imobiliária Prates

Os contratos de aluguel trazem uma série de restrições do proprietário que podem tornar a tarefa de decorar apartamento alugado muito mais difícil. Você deve sempre devolver o imóvel da mesma forma que recebeu – com os mesmos azulejos, as mesmas cores nas paredes, pisos, etc.

Sem poder fazer mudanças muito radicais, a decoração de um apartamento alugado requer muito mais criatividade e jogo de cintura, já que nem sempre pode-se fazer exatamente o que queremos.

Porém, existem muitas soluções temporárias que são fáceis de serem retiradas na hora de entregar o apartamento, pois não interferem na estrutura do imóvel. Confira alguma dicas de como deixar um apartamento alugado com a sua cara:

1. Tapetes

Se o piso do apartamento não é do seu agrado, o uso de tapetes é uma ótima solução para cobrir o que você não gosta.

Além disso, tapetes são truques de decoração utilizados para separar ambientes e unir objetos. Num apartamento com sala para dois ambientes, por exemplo, um tapete é uma forma muito fácil de separar onde é a “sala de TV” e onde é a área de jantar.

2. Cortinas

Cortinas podem dar muita personalidade ao ambiente. Mesmo que as janelas ainda não possuam um varão, é válido instalar. O impacto que isso tem nas paredes é mínimo e fácil de ser revertido na hora de entregar o imóvel.

A escolha das cortinas, assim como dos tapetes, depende do seu estilo pessoal. Há opções coloridas ou monocromáticas, de diversos materiais e estilos disponíveis no mercado. Veja imagens de inspiração na internet ou visite algumas lojas de decoração para ajudar na decisão.

3. Móveis Versáteis

Apesar de móveis planejados serem o sonho de muita gente, no caso de um apartamento alugado, é melhor deixar de lado essa ideia.

Alguns apartamentos já vêm com alguns móveis planejados instalados, principalmente armários na cozinha, banheiros ou quartos. Os demais móveis para o imóvel devem ser sempre itens soltos e muito versáteis, que possam ser levados com você no caso de uma nova mudança.

A dica é optar por móveis de design diferenciado, que desempenham funcionalidade mas também funcionam como item decorativo e demonstrem sua personalidade.

4. Paredes coloridas

Pintar as paredes é uma mudança um pouco mais radical, porém ainda fácil de ser revertida na hora de devolver o apartamento. Se for pintar, é importante optar por cores mais leves, pois senão pode ser difícil voltar à cor original.

Se estiver buscando por cores mais fortes, uma solução boa é o papel de parede adesivo, que pode ser removido com muita facilidade.

No caso dos azulejos da cozinha e do banheiro, existem também opções de adesivos para esse tipo de material, ajudando a mudar a cara desses cômodos.

5. Soluções para não furar as paredes

Para decorar as paredes, outra solução são quadros e espelhos pendurados nas paredes. Porém, em apartamentos alugados, furar as paredes muitas vezes pode significar o trabalho extra de remendar os furos na hora de entregar o imóvel.

Uma solução para isso são ganchinhos adesivos, que podem ser facilmente descolados após o uso. Outra alternativa é colocar os quadros em cima dos móveis e apenas apoiá-los nas paredes.

6. Detalhes que fazem a diferença

Para incrementar a decoração e dar um toque ainda mais pessoal, aposte em pequenos objetos decorativos que fazem a diferença. Essa é a hora de apostar em peças de valor sentimental, livros, porta retratos, suas coleções particulares, etc.

São esses detalhes que farão com que você realmente se sinta em casa, pois expressarão sua personalidade em todos os cômodos.

Procurando apartamento para alugar?

Conte com a Prates! Temos ótimas opções de apartamento para alugar em Curitiba, confira os imóveis disponíveis no site e entre em contato conosco.

Imobiliária Prates

Este artigo foi produzido pela Imobiliária Prates. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

Como ganhar dinheiro com aluguel de imóveis em Curitiba
16 set
conteúdos

Como ganhar dinheiro com aluguel de imóveis em Curitiba

Investir em imóveis para alugar em Curitiba pode ser muito lucrativo, mas investidores iniciantes passam por alguns desafios para aprender […]

leia mais
Alugar apartamento mobiliado em Curitiba: vantagens e desvantagens
02 set
aluguel conteúdos

Alugar apartamento mobiliado em Curitiba: vantagens e desvantagens

Quem procura por um apartamento para alugar, em algum momento, já esteve na dúvida: alugar apartamento mobiliado ou vazio, qual […]

leia mais