Em cidades com muitas universidades, são muito comuns as repúblicas, moradias compartilhadas entre duas ou mais pessoas. Esses lugares costumam ficar localizados próximos a universidades. Com a tendência da economia colaborativa e as novidades tecnológicas, surgiu recentemente mais uma novidade que tem atraído muita gente: o coliving. Mas, qual a diferença entre ele e república? Vamos ver mais sobre coliving em Curitiba!
Diferença entre coliving e república
Apesar de serem formas de compartilhar moradia, o coliving e a república divergem em diversos pontos.
Em uma república, duas ou mais pessoas dividem uma casa, podendo dividir inclusive quartos e banheiros. No coliving, pessoas se unem para compartilhar um espaço com o objetivo de morar juntos, mas de uma forma diferente. Geralmente o coliving tem uma filosofia mais sustentável e uma pessoa ou empresa fica responsável por gerenciar o espaço.
Privacidade
Em república se fala muito sobre a falta de privacidade. Tudo é de todos e a privacidade é quase nula. No coliving, os espaços íntimos são separados dos espaços comuns, o que acaba dando mais privacidade para os moradores em seus quartos. No coliving você dificilmente vai ver uma pessoa passando de toalha pela casa.
Despesas
Na república, as despesas e custos são divididos entre todos os moradores de forma igualitária. No coliving, é pago um valor fixo mensal para o administrador do espaço.
Mobília
Quando se trata de república, a mobília é compartilhada, geralmente cada um adquire um móvel e leva para o espaço. Isso pode fazer com que os ambientes sejam uma mistura de cores e estilos.
No coliving, tudo é padronizado pelo administrador que já prepara isso antes. Quem vai morar ali, não terá o trabalho de ir atrás disso.
O coliving na verdade acaba sendo mais que um tipo de moradia, mas um estilo de vida compartilhado com outras pessoas. Ali existe a ideia de comunidade e conexão entre os moradores. Isso geralmente não ocorre em repúblicas, pois elas têm por objetivo apenas dar abrigo aos jovens por preços acessíveis.
Qual o tipo de imóvel ideal para coliving em Curitiba?
Um imóvel para coliving precisa ser espaçoso e com muitas acomodações. São recomendados antigos hotéis, grandes casarões que tenham espaço para abrigar diversas pessoas.
Claro que algumas modificações precisarão ser feitas para que a estrutura seja mais sustentável e abrigue com conforto os hóspedes. No final, é uma boa alternativa de ocupação urbana e uma forma de salvar grandes imóveis nos grandes centros.
Se você busca moradia em Curitiba, para estudantes, pode considerar essa possibilidade. O coliving representa uma solução para pessoas que desejam pagar menos, gostam de privacidade e, ao mesmo tempo, estão abertas a conhecer novas formas de morar. Também atrai interessados em colocar em prática conceitos da atualidade, como sustentabilidade e economia colaborativa.
Melhores lugares para estudantes morarem em Curitiba
Agora que você já conhece mais sobre coliving e república, quer saber quais são os melhores lugares para estudantes morarem em Curitiba?
Quando se trata de aluguel para estudantes em Curitiba, entre os bairros mais indicados estão aqueles que abrigam campus e unidades das principais universidades da capital paranaense. Confira!
Centro
Que tal morar no centro de Curitiba? Está localizado no centro o prédio histórico da UFPR, bem como o prédio da Reitoria. Há ainda outras faculdades particulares com sedes na região, que conta com comércio agitado e fácil acesso às principais linhas de ônibus.
Ecoville
No bairro Ecoville, em Curitiba – a apenas 20 minutos do centro -, estão sediadas a Universidade Positivo (campus principal) e a Universidade Tuiuti do Paraná. Com perfil de médio e alto padrão, o bairro tem entre as vantagens vias de acesso rápido para várias regiões da cidade.
Prado Velho
E no bairro Prado Velho, em Curitiba, está localizada a sede da PUCPR. Nas proximidades, há ainda outros campi da UFPR e de faculdades particulares. Predominantemente residencial, o bairro possui centros comerciais e vias de fácil acesso ao centro da cidade.
Também são boas localizações de imóveis para estudantes o bairro Portão e o Cristo Rei, que também estão próximos a unidades da PUC e da UFPR.
Encontre seu imóvel em Curitiba
Chegou a hora de decidir onde morar em Curitiba, estudante? Lembre-se que morar perto da faculdade traz várias vantagens como economia e mais tempo para outras atividades.
Você pode encontrar o seu imóvel pesquisando no site da Prates: clique aqui. Em seguida, é só optar pela melhor forma de garantia locatícia – seguro-fiança ou título de capitalização -, enviar a documentação e fazer a assinatura eletrônica do contrato de locação. É fácil e rápido!
Talvez você queira saber sobre como arrumar a casa depois da mudança, basta acessar aqui.
Post atualizado em 03/12/2020
- Artigo Anterior Como identificar falsos corretores de imóveis?
- Próximo Artigo Dicas para quem vai morar em Curitiba!