Imobiliária Prates

Conhecido como um “cantinho da Itália” em Curitiba, Santa Felicidade é um dos bairros mais charmosos da cidade. Confira mais sobre a origem da região e suas características que celebram as tradições da cultura italiana. Pensa em morar bem? Siga com a leitura e descubra mais detalhes sobre o bairro!

História

A história do bairro Santa Felicidade tem origem por volta de 1878, quando imigrantes italianos chegaram na cidade e formaram um núcleo de ocupação na região. Nessa época, o local era conhecido como Taquaral, devido à expressiva presença de taquaras. Os imigrantes, vindos das regiões de Veneto e Trento, no norte da Itália, dedicaram-se inicialmente à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros, estendendo a ocupação do local para as áreas próximas, correspondentes aos atuais bairros de Santa Felicidade, Cascatinha, Butiatuvinha, São João e Lamenha Pequena, formando-se então a Colônia de Santa Felicidade. Grande parte das terras foi doada aos imigrantes por Felicidade Borges e, segundo relatos históricos, o nome atribuído à colônia surgiu como forma de homenagem à antiga proprietária.

No ano de 1891, foi construída a Igreja São José, um dos símbolos do bairro, além da primeira escola da colônia. Na virada do século 19 para o 20, ela era habitada por cerca de 200 famílias.

Ao longo dos anos, os colonos se dedicaram ao trabalho agrícola e também à criação animal, em pequena escala, com produção de leite, queijo e salame. Tudo que era produzido por eles era levado ao centro da cidade para ser comercializado. A principal via de acesso utilizada pelos colonos era a antiga Estrada da Colônia, hoje conhecida como Avenida Manoel Ribas. Santa Felicidade era também um dos caminhos de passagem dos tropeiros nos séculos 18 e 19, onde os viajantes paravam para repouso e alimentação. A dedicação dos imigrantes italianos e de seus descendentes contribuiu para a expansão econômica da região formando-se um bairro movimentado e original.

Localização, estrutura e lazer

Santa Felicidade é hoje uma região administrativa que envolve 16 bairros, localizada a 7km do centro de Curitiba. É um local de fácil acesso e mobilidade, seja com carro de passeio ou até mesmo utilizando transporte público coletivo, tranquilo para moradores e para visitantes que desejam conhecer todos os seus pontos turísticos. O bairro tem hoje aproximadamente 25 mil habitantes, em uma área total de 12,27 km² e conta com um Bosque, o São Cristovão; além de 7 jardinetes, 8 praças e uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal, a do Cascatinha.

Como resultado do constante desenvolvimento econômico, o bairro conta com um vasto comércio, oferecendo todos os serviços de um centro urbano. Possui ainda unidades de saúde, uma delegacia, diversas opções de colégios públicos e privados, supermercados, farmácias e um terminal de ônibus, anexo à Rua da Cidadania de Santa Felicidade.

Devido à forte presença da tradição italiana, o bairro possui diversas opções de cultura e lazer que são consideradas referências históricas, como os casarões antigos. Os principais são a Casa dos Arcos, Casa Culpi, Casa dos Gerânios e a Casa das Pinturas. Além disso, outros pontos que merecem a visita são a Igreja Matriz de São José, o Panteon do Cemitério Santa Felicidade, Portal Italiano e o Bosque São Cristóvão.

Santa Felicidade: um polo gastronômico

Um dos motivos que faz de Santa Felicidade um dos locais mais famosos de Curitiba é a gastronomia tipicamente italiana. Com uma espécie de via gastronômica, Santa Felicidade tem, nos dias de hoje, cerca de 30 restaurantes, alguns com capacidade para mais de mil lugares, tradicionalmente conhecidos por servirem o melhor frango com polenta da cidade.

Além dos restaurantes, Santa Felicidade possui vinícolas, cantinas de vinho, lojas de artesanato e os tradicionais móveis de vime e junco. As festas típicas da região que manifestam as tradições de cultura italiana também são destaques na gastronomia de Curitiba, como a Festa da Polenta e do Frango e a Festa da Uva, que acontecem anualmente no Bosque São Cristóvão.

Se você ficou encantado por esse pedacinho da Itália no Brasil, então é hora de você conhecer os nossos empreendimentos localizados no bairro! A Prates possui uma ampla carteira de imóveis e é referência no mercado imobiliário na região. 

Clique aqui e encontre imóveis para alugar em Santa Felicidade. 

Clique aqui e encontre imóveis para comprar em Santa Felicidade. 

Vantagens de morar em Curitiba

Depois de saber um pouco mais sobre como é morar em Santa Felicidade, ficou fácil saber onde morar em Curitiba, não é mesmo? A capital paranaense oferece ainda uma série de vantagens.

A qualidade de vida em Curitiba é algo que chama a atenção: a cidade tem um IDH (índice de desenvolvimento humano) considerado muito alto. Isso significa bons resultados em itens como educação, longevidade e renda.

Além disso, Curitiba é destaque em sustentabilidade, áreas verdes urbanas e atividades culturais. Já dá para ter uma ideia de como é morar em Curitiba! Além de Santa Felicidade, há outros bairros que oferecem ótima infraestrutura e excelentes opções de imóveis. 

Encontre seu imóvel na Prates

Conte com a expertise da Prates Imobiliária para encontrar imóveis em Santa Felicidade e em outras localizações de Curitiba. Com atuação na venda e locação de imóveis e consultoria durante todo o processo, os especialistas da Prates te ajudam a fechar o melhor negócio. Saiba mais, acesse imobiliariraprates.com.br

 

Post atualizado em 03/12/2020

 

Imobiliária Prates

Este artigo foi produzido pela Imobiliária Prates. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!