Imobiliária Prates

Chegamos à estação mais quente do ano. Conhecido por não dar muito as caras em Curitiba, o sol chegou com tudo e isso pede alguns cuidados especiais. O aumento de insetos, mofo, umidade e outros problemas podem causar incômodos. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a cuidar da casa durante o verão

Deixe a casa mais arejada

A tentação em fechar as janelas para os insetos não entrarem é grande, mas isso é um erro. É necessário abrir as portas e janelas para arejar os ambientes da casa no verão. Isso evita que você recorra sempre a ventiladores e ar-condicionado para deixar o ambiente mais fresco e, consequentemente, economiza energia. 

Além disso, é importante deixar que a luz natural penetre nos cômodos, o que minimiza o excesso de umidade e a proliferação de bactérias. 

Combate aos insetos

Um dos maiores vilões do verão de Curitiba é o aumento de mosquitos e outros insetos, como moscas e baratas. Para evitar essas visitas inconvenientes é importante manter a casa limpa, desinfetada e seca, pois esses animais adoram umidade. 

Evite o acúmulo de lixo, tanto dentro de casa como no quintal, quanto menos entulho melhor. Retire o lixo da cozinha e do banheiro com frequência, evitando odores que possam atrair ainda mais insetos. 

Outra dica importante de cuidados com a casa e com a sua saúde é sempre tapar a caixa d’água e evitar água parada. Afinal, esses lugares podem ser foco do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue e chikungunya. 

As plantas podem ser excelentes aliadas nos cuidados para a casa nesse verão. Elas funcionam como um repelente natural contra os insetos. Dentre as opções de espécies você encontra: hortelã, citronela, crisântemo e lavanda.

Cuidado redobrado com as plantas

E falando nelas, assim como você precisa intensificar a hidratação durante o verão, as plantas necessitam de uma maior atenção. Com o aumento da temperatura elas tendem a desidratar e murchar. 

Para evitar isso, o ideal é regar duas vezes por dia, de preferência de manhã e à noite, pois em outros horários do dia o sol pode aquecer a água, provocando queimaduras na planta. 

Pets no verão

Cuidar da casa também é cuidar de seus visitantes, isso inclui os animais de estimação. É importante trocar os recipientes de água e comida todos os dias, isso evita o surgimento de fungos.

Com o verão em Curitiba, você não é o único que precisa se atentar para a higiene pessoal. Os banhos do pet devem acontecer com mais frequência por causa do calor. É preciso remover os pelos que caem pela casa com aspirador e limpar os resíduos de urina e fezes com produtos de limpeza – além de evitar odores, essa prática repele o surgimento de germes e bactérias. 

Mofo nas paredes

Já falamos aqui sobre a falta de ventilação ser um cenário propício para o surgimento do mofo. 

Além de prejudicar a estética do seu imóvel, o bolor pode acometer a sua saúde, provocando crises de asma, rinite, sinusite, alergias cutâneas e outras infecções. 

Para evitar o mofo que possa ter surgido no inverno, além de arejar melhor o imóvel e usar produtos antimofo, fique atento a possíveis infiltrações na casa que causam essa e outras dores de cabeça.

Limpeza dos armários

Além das paredes, os armários também são ambientes propícios para o surgimento de mofo, servir de esconderijo de insetos, como baratas, traças e outra figurinha bastante conhecida no verão de Curitiba: a aranha-marrom. 

Para resolver isso, uma vez por semana limpe e organize as roupas, deixe os armários abertos pelo menos um dia inteiro para ventilar. Além disso, evite guardar roupa usada, também não é indicado o uso de perfumes e aromatizadores, pois eles umedecem o interior dos armários, o que contribui para o surgimento desses problemas. 

Casa perfeita no verão de Curitiba

Nesse verão, nada melhor do que uma casa bem iluminada e com boa ventilação, para aproveitar a estação ao máximo. Procurando um imóvel assim? Confira o nosso site, são várias opções de casas, apartamentos e salas comerciais com detalhes que fazem a diferença para garantir o seu conforto. 

Em todas as estações do ano, nós, da Imobiliária Prates, estamos sempre à disposição para atendê-lo! Para alugar, vender ou comprar, fale com nossos especialistas pelo site ou telefone

Imobiliária Prates

Este artigo foi produzido pela Imobiliária Prates. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

Para você morar bem: bairro Água Verde em Curitiba
09 dez
curitiba

Para você morar bem: bairro Água Verde em Curitiba

O Água Verde é um dos mais tradicionais bairros de Curitiba. Mescla sua área residencial com um comércio agitado. Morar […]

leia mais
Veja dicas para morar sozinho em Curitiba
02 dez
aluguel curitiba

Veja dicas para morar sozinho em Curitiba

Fim do ano chegando e com ele vem o desejo de um recomeço e de mudanças, às vezes literais. Uma […]

leia mais