Agência Cupola

Que tal morar em uma cidade que é referência em qualidade de vida? Curitiba é um desses lugares. A capital paranaense está na lista das 26 Cidades mais felizes do Brasil (2020) e oferece diferenciais que não deixam nada a desejar a cidades de países desenvolvidos. Para conhecer mais da capital que atrai cada vez mais novos moradores, acompanhe neste post 8 excelentes vantagens de morar em Curitiba.

Leia também: Morar em Curitiba é respirar cultura

8 vantagens de morar em Curitiba

1- Curitiba: entre as cidades mais felizes do Brasil

O levantamento das 26 Cidades mais felizes do Brasil em 2020 foi feito pela revista Bula e reuniu dados sobre educação, saúde, emprego, saneamento básico, renda, longevidade e segurança pública.

A lista traz uma cidade de cada estado da federação e resultou da média de pontos obtidos nos estudos IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), divulgado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon; Ranking Connected Smart Cities 2020, da Urban Systems; o Atlas da Violência 2019, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e um relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que revelou os municípios com maior renda média mensal do país. 

2- Áreas verdes em Curitiba

Curitiba também se destaca pelas áreas verdes. A cidade conta com mais de 30 parques e bosques, o que contribui para a qualidade de vida dos moradores. Entre as vantagens de morar próximo a áreas verdes estão a purificação do ar e o equilíbrio do microclima. A sensação de bem-estar resulta ainda em benefícios físicos e emocionais – o que leva um grande número de pessoas a aproveitar esses espaços. O Jardim Botânico de Curitiba, um dos principais cartões postais da cidade, tem acesso gratuito e reúne exemplares da fauna e flora regionais, com destaque para o jardim em estilo francês, a estufa e o Jardim das Sensações. Mas, há ainda outros parques que estão na lista dos mais visitados, como Barigui, Tanguá, Tingui, São Lourenço, Bosque do Papa e Passeio Público.

3- Ciclovias em Curitiba

A intermodalidade é uma proposta para a cidade de Curitiba. O Plano de Estrutura Cicloviária prevê praticamente dobrar a malha de vias para bicicletas dos atuais 208 km para 408 km até 2025. Além de representar mais benefícios para a saúde, como bem-estar, melhora do tônus muscular, prevenção de doenças e ajuda no combate à obesidade, optar pela bike como veículo de transporte traz vantagens para a sustentabilidade, o planeta e o meio ambiente.

4- Qualidade de vida em Curitiba

Curitiba está ainda entre as cidades do país com IDHM (índice de desenvolvimento humano) considerado muito alto – 0,823. O índice avalia a cada década, desde 1991, dados relativos à educação, longevidade e renda – três das mais importantes dimensões do desenvolvimento humano. Com isso, o IDHM demonstra a possibilidade que a cidade oferece aos seus moradores de uma vida longa e saudável, com acesso ao conhecimento e a um padrão de vida que garanta as necessidades básicas. Assim, a qualidade de vida é uma das  excelentes vantagens de morar em Curitiba.

5- Desenvolvimento econômico em Curitiba

O desenvolvimento econômico é outro fator que chama a atenção na capital paranaense. Curitiba ocupa a 5ª posição entre os municípios com maior PIB do país – números referentes a 2017, divulgados pelo IBGE em 2019. A cidade apresenta também bons índices de geração de empregos e projetos de incentivo a startups e ao empreendedorismo.

6- Atividades culturais em Curitiba

A cidade alcança projeção nacional com eventos culturais e artísticos como o Festival de Curitiba, a Oficina de Música e grandes shows realizados em espaços culturais em Curitiba como o Teatro Guaíra, a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski. Tem ainda outros atrativos culturais como o MON – Museu Oscar Niemeyer, o Cine Passeio e o Largo da Ordem, com a famosa Feira do Largo. Enfim, Curitiba é conhecida por ser uma cidade que respira cultura.

7- Curitiba: polo educacional

Outra vantagem da capital paranaense é o polo educacional, que reúne inúmeras faculdades e universidades. A UFPR, inclusive, é a universidade mais antiga do país. Assim, a cidade recebe anualmente um grande número de estudantes vindos de todas as regiões brasileiras. Também conta com uma ampla rede de escolas públicas e particulares da educação infantil ao ensino médio.

8- Sustentabilidade

E, para fechar nossa lista de vantagens: Curitiba foi eleita a cidade mais sustentável da América Latina por um estudo realizado pela Siemens, em parceria com a Economist Intelligence Unit, do grupo The Economist. Foram avaliados no estudo quesitos como energia e emissões de CO², transportes, água, saneamento, gestão de resíduos, qualidade do ar, construções verdes e governança ambiental global. A cidade se destacou na qualidade do ar, reuso de resíduos e mobilidade urbana. 

Melhores bairros em Curitiba

Se você se surpreendeu com essas 8 vantagens de morar em Curitiba, já deve estar interessado em saber quais as melhores regiões da cidade, não é mesmo? Confira a seguir uma seleção dos melhores bairros para morar em Curitiba.

Entre os bairros nobres de Curitiba estão aqueles que possuem melhor infraestrutura urbana e oferta de imóveis de alto e médio padrão. Assim, qualidade de vida, segurança, áreas verdes e mobilidade estão entre as vantagens dessas regiões. 

Batel

Bairro nobre mais conhecido da capital paranaense, o Batel esbanja charme e desperta a atenção de quem está em busca de qualidade de vida e de ótima cobertura de comércio e de serviços. 

Localizado há 10 minutos do centro da cidade, é um bairro com infraestrutura completa e ruas arborizadas. Tem no Batel Soho – região com bares, restaurantes, lojas, centros de compras e de eventos culturais – um dos principais destaques

Além do metro quadrado valorizado, o Batel reúne escolas, shoppings e clínicas conceituadas. Faz divisa com outros bairros importantes como Água Verde, Bigorrilho, Campina do Siqueira e Seminário e conta com ampla cobertura da rede de transporte público.

Confira aqui um post do nosso blog com mais detalhes sobre o bairro Batel.

Água Verde

O Água Verde é outro bairro nobre de Curitiba que está entre os preferidos por quem busca um imóvel na cidade. Além de muita área verde, ele é cortado por várias vias expressas, como a Avenida Iguaçu e a Rua Brasílio Itiberê, o que facilita a locomoção para outras regiões.

No restante, o bairro tem perfil residencial aliado a uma excelente rede de comércio e de serviços. Assim, restaurantes, bares, shoppings, grandes redes de supermercados, estabelecimentos de educação e de saúde fazem do Água Verde uma ótima localização.

Que tal conhecer mais? Clique aqui e acesse um post do nosso blog com mais informações sobre o bairro Água Verde.

Ecoville

O Ecoville cresceu de maneira expressiva e se destaca na oferta de empreendimentos de alto padrão. A região engloba os bairros Campina do Siqueira, Campo Comprido e Mossunguê e fica a 10 minutos do centro da cidade.

Além de áreas residenciais próximas à natureza, a região conta com empreendimentos inovadores e também se sobressai pela ótima rede de comércio e de serviços, com shopping, supermercados, escolas e faculdades.

Outra vantagem de morar no Ecoville é a proximidade com o Parque Barigui – um dos mais frequentados da cidade devido à extensa área verde e à estrutura para a prática de esportes e lazer.

Veja aqui mais sobre o bairro Ecoville.

Morar em Curitiba: conte com a Prates

Depois de conhecer as vantagens da cidade e de alguns dos melhores bairros, dá para perceber como é morar em Curitiba. E para encontrar o imóvel ideal, conte com a Prates, imobiliária de Curitiba. Na Prates, você é atendido por uma equipe especializada no mercado imobiliário e tem à sua disposição uma ampla carteira de imóveis nos melhores bairros para morar em Curitiba.

Seja para morar em bairro nobre, seja para viver em um bairro mais tranquilo, afastado do Centro, possuímos as melhores opções. Casa grande, sobrado espaçoso em condomínio fechado, apartamento amplo ou compacto estão entre as possibilidades que você encontra na Prates. 

Veja o que a Prates pode fazer por você: clique aqui!

 

Você também pode gostar de:

10 dicas para você aproveitar Curitiba

Quais são os documentos necessários para alugar um imóvel

Saiba quais são os cuidados na hora de comprar um imóvel