projeto-de-iluminacao
Agência Cupola

Um bom projeto de iluminação não apenas deixa os ambientes mais confortáveis e aconchegantes, como também é capaz de melhorar a qualidade de vida, já que proporciona a quantidade de luz ideal para executar as diferentes atividades do dia a dia, estimulando a produtividade e o bem-estar.

Se você está pensando em planejar a iluminação dos ambientes da sua casa, trabalho ou mesmo espaços de lazer, saiba que é essencial estar atento na hora de escolher o produto ideal de iluminação. Cada lâmpada do seu projeto deve ser proporcional ao tamanho do espaço e adequada à composição do ambiente e sua funcionalidade.

Neste artigo, você vai aprender como começar um projeto de iluminação e qual a luz ideal para cada ambiente.

Como começar um projeto de iluminação

As luzes são tão essenciais para a decoração de um ambiente quanto os móveis. Com o tipo certo e bem posicionadas, elas podem proporcionar uma experiência diferente em cada cômodo, além de ampliar visualmente o ambiente, deixar o espaço aconchegante e mais bonito.

Para iniciar seu projeto de iluminação, você precisa listar qual a principal utilização do ambiente, mapear a disposição dos móveis e objetos, para então avaliar possibilidades de produzir diferentes efeitos. 

Crie novos pontos de luz

Ao criar diferentes pontos de luz, o controle de luz do ambiente é maior, assim, você pode iluminar mais ou menos, conforme desejar. Para a sala de jantar, por exemplo, spots acima da mesa e pendentes são ótimas pedidas para criar um ambiente intimista. 

pontos-de-luz-projeto-de-iluminacao

Ilumine conforme a utilidade do ambiente

Existem dois tipos de lâmpadas brancas: as quentes e as frias. Os nomes não estão relacionados à temperatura das lâmpadas, mas sim à cor. As quentes são amareladas e proporcionam um ambiente mais íntimo e com a sensação de aconchego. Já as brancas frias, são recomendadas para ambientes onde a atenção é mais necessária, como escritórios e espaços de leitura.

ilumine-a-casa-projeto-de-iluminacao

Varie entre luz direta, indireta e difusa

Para que você faça essa variação, é importante conhecer as diferenças de foco de luz. 

A luz direta é utilizada para destacar pontos específicos da decoração, que pode ser um móvel ou algum objeto.

Já a indireta é responsável por iluminar através de seu reflexo em uma superfície, ou seja, a fonte de luz não é visível. É bastante utilizada em sancas e aberturas no gesso. Este tipo de iluminação pode ser utilizada em salas de estar, combinada com spots e luminárias direcionadas. 

Por fim, a difusa tem o objetivo de iluminar todo o ambiente de forma suave, sem marcar sombras ou provocar cansaço visual. Um exemplo de luz difusa é o plafon, que é uma boa solução para cozinhas e áreas de serviço.

Qual a iluminação ideal para cada ambiente da casa?

O que difere uma casa ou apartamento de um verdadeiro lar é a personalidade impressa nele, o conforto e os momentos que compartilhamos nesse espaço com pessoas queridas. Principalmente durante o período de isolamento social, é muito significativo para a nossa qualidade de vida delimitar o espaço e a função de cada cômodo. E a iluminação pode ajudar a promover a sensação adequada para cada um deles.

Quartos

O quarto é um ambiente pessoal e privativo da casa, por isso, a escolha do plafon é perfeita já que poderá ajudar a proporcionar a sensação de tranquilidade e aconchego com luzes mais difusas e suaves. Inclusive, existem alguns modelos que permitem a regulagem da intensidade da luz.

É comum a utilização de um plafon no ponto central do teto, com duas ou três lâmpadas incandescentes, que podem ser dimerizadas. Outra fonte de iluminação artificial que também pode auxiliar em praticidade e conforto são as luminárias ou abajures ao lado da cama. Para quem gosta de ler antes de dormir ou se levanta durante a noite quando os olhos ainda estão sensíveis ao excesso de claridade, este tipo de iluminação é essencial.

Além disso, sempre que possível, esse cômodo deve possuir incidência do sol da manhã. É algo que vai ajudar a regular o seu relógio biológico, favorecendo o despertar natural e energizado.

quarto-projeto-de-iluminacao

Corredores

Os corredores são espaços menores e que necessitam de maior iluminação para dar a sensação de amplitude e garantir boa visibilidade. Aqui são indicados plafons mais próximos do teto, com lâmpadas de alta intensidade, como as eletrônicas e fluorescentes, que iluminam mais e são bastante econômicas. Sem contar que, direcionadas para uma superfície lisa e clara, podem espalhar uniformemente em uma área extensa.

Banheiros

Num primeiro momento, pode não parecer, mas os banheiros possuem inúmeras possibilidades de iluminação que vão se adequar às necessidades de cada morador da casa ou apartamento. Por exemplo, se você possui uma banheira relaxante, uma luz direta não seria nada agradável, já optar por uma luz indireta que não seja muito intensa pode potencializar um ambiente de descanso prazeroso.

Se você precisar de um espaço para fazer a maquiagem no banheiro, você precisará de mais claridade para esta tarefa. 

banheiro-projeto-de-iluminacao

A bancada do espelho é um ponto que merece atenção. Por isso, além da iluminação central, use lâmpadas variadas com diferentes intensidades. Para esta região, são indicadas as lâmpadas de pelo menos 4000K e alto IRC.

Se quiser saber um pouco mais sobre os tipos de lâmpada, intensidade de iluminação e mais, este vídeo do Canal GNT pode te ajudar!

Sala de estar

A sala de estar é o local central da casa. É onde aproveitamos momentos de descanso, confraternização com os amigos e a família e, por isso, o projeto de iluminação precisa ser versátil e adaptável para diferentes ocasiões.

Então, aproveite a liberdade de ser criativo e utilizar luzes com diferentes focos, como luz indireta, anteparos, lustres, abajures, entre outros.  Acrescente também elementos que tragam a sua personalidade para o cômodo, como luzes dicroicas, como os spots de led, para destacar as plantas, peças de decoração, quadros ou texturas na parede. Só não deixe de lado a harmonia do ambiente!

Dica bônus: eletrofita

As eletrofitas, ou fitas adesivas elétricas, são ótimas opções para facilitar a instalação de luminárias, abajures ou pendentes sem que sejam necessárias reformas ou alterações em estruturas. Elas são condutores elétricos em formato de fita adesiva, produzida para ser aplicada em paredes, lajes, drywall e pisos de forma rápida e prática.

Caso você tenha alguma dúvida ou esteja a procura de uma nova casa ou apartamento para chamar de lar, entre em contato conosco. Nossa equipe de especialistas está pronta para ajudar!

 

Leia também: 5 dicas para decorar o novo apartamento