Imobiliária Prates

O Campina do Siqueira é um bairro de Curitiba que vem ganhando projeção. Em levantamentos recentes que apontam o valor do metro quadrado dos imóveis na cidade, ele aparece na segunda colocação, logo após o Batel. Por isso, se você deseja morar bem, o Campina do Siqueira é uma excelente opção! Siga com a leitura para conhecer melhor esse bairro da capital paranaense.

Afastado do centro da cidade, mas com fácil acesso à região central e a outros pontos de Curitiba, o Campina do Siqueira é um bairro com perfil residencial e que conta com vários empreendimentos de alto padrão. O bairro faz divisa com outras duas regiões nobres da cidade: os bairros Batel e Bigorrilho

História do bairro

Segundo informações da publicação Nosso Bairro, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a denominação Campina do Siqueira é resultado da combinação de dois fatos históricos distintos, que o tempo se encarregou de relacionar. 

Campina retrata o aspecto geográfico da região de onde se estendia uma bonita planície coberta pela vegetação rasteira. A segunda parte do nome vem de Antônio Sebastião Siqueira, um imigrante português que chegou à região no início do século 19. Proprietário de grande extensão de terras, dividiu-as em pequenos sítios e os vendeu a várias famílias, dando origem assim ao atual bairro. 

O Campina do Siqueira é um bairro relativamente pequeno, porém bastante movimentado, uma vez que fica próximo do Parque Barigui e do Park Shopping Barigui, localizados no bairro vizinho do Mossunguê, também conhecido como Ecoville.

Perfil do bairro

Além dos bairros já mencionados, o Campina do Siqueira faz divisa com o Santo Inácio e o Seminário. Com 1,70 km² de extensão – que representa 0,39% da área total da cidade -, o bairro conta com cerca de 3,1 mil moradias e aproximadamente 7.400 habitantes.

Tem uma infraestrutura considerada excelente e ainda 166,22 mil m² de áreas verdes, o que equivale a 9,82% da área do bairro e a 0,16% das áreas verdes de Curitiba.

A região também conta com opções de supermercados, farmácias, restaurantes e escolas. Veja a seguir mais informações sobre o perfil do Campina do Siqueira.

Verde na cidade

As ruas arborizadas são destaque na infraestrutura do Campina do Siqueira. O verde garante beleza à região e bem-estar a quem transita pelo bairro. Árvores em áreas urbanas contribuem não só para a conservação da fauna e a geração de sombra, mas também para aumentar a umidade atmosférica que refresca o ar, minimizar a velocidade dos ventos e amenizar a poluição atmosférica e acústica.

Outra vantagem do Campina do Siqueira nesse quesito é a proximidade do Parque Barigui – um dos principais cartões postais de Curitiba. Com 1,4 milhão de metros quadrados, é um dos parques preferidos dos moradores e turistas. O local tem acesso gratuito e muitas atrações, entre elas pistas de corrida e caminhada, canchas de futebol de areia, de vôlei e poliesportiva, ciclovia, pista para uso misto (patinação e skate), trilhas entre os bosques, academias ao ar livre. Ainda, churrasqueiras, quiosques, restaurante, bar e lanchonete. E, claro, as famosas capivaras – que também são símbolo da cidade.

Polo de lojas automotivas

O setor de comércio representa mais de 40% da economia do bairro, que se destaca como referência em lojas do setor automotivo. A região concentra concessionárias e vários outros serviços relacionados ao setor, sendo considerada um polo para quem busca veículos novos ou usados.

Mas a região tem ainda comércio variado e representatividade no setor industrial, com empresas de diversos segmentos instaladas. Uma das vantagens para quem trabalha ou mora no local é a facilidade de acesso a outros bairros da cidade. As vias rápidas e ruas importantes, como a Avenida Vicente Machado e a General Mário Tourinho, facilitam o tráfego para o centro da cidade e muitos outros bairros. 

Transporte público

O Terminal Campina do Siqueira também representa uma facilidade para quem mora no bairro. Várias linhas de ônibus do transporte público passam pelo local, alimentando o tráfego para inúmeras regiões de Curitiba.

Entre as linhas principais que passam pelo terminal estão a Centenário – Campo Comprido (Expressa), Interbairros II (sentidos horário e anti-horário) e Pinhais – Campo Comprido (Linha Direta).

Para consultar todas as linhas de ônibus que passam pelo Terminal Campina do Siqueira clique aqui.

Park Shopping Barigui

Uma das vantagens em termos de cultura, diversão e entretenimento para quem reside no Campina do Siqueira é a proximidade com o Park Shopping Barigui. Com mais de 300 lojas, cinemas, praça de eventos, praça de alimentação e Park Gourmet, é um dos shoppings mais visitados da capital.

Além disso, conta com opções de atividades de lazer temporárias, como circuitos  de escalada e arvorismo infantil.

Imóveis nos melhores bairros para morar em Curitiba

Depois de conhecer todas as vantagens de morar no bairro Campina do Siqueira, que tal encontrar seu imóvel na região? A Prates possui uma ampla carteira de imóveis nos melhores bairros de Curitiba. São imóveis de alto e médio padrão, com características que atendem a quem busca morar bem, com qualidade de vida e conforto.

Além disso, a Prates conta com um time de especialistas para te ajudar a encontrar o melhor bairro e o imóvel perfeito para você e sua família. Quer informações sobre imóveis no Campina do Siqueira ou em outro bairro de Curitiba? Fale com a Prates!

Imobiliária Prates

Este artigo foi produzido pela Imobiliária Prates. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!