Morar em Curitiba - 8 Vantagens de Morar em Curitiba
Imobiliária Prates

Morar em Curitiba é o sonho de muita gente que busca por qualidade de vida, bem-estar e conforto. Afinal, a cidade oferece uma série de benefícios para quem decide iniciar uma nova fase da vida no local.

Por isso, neste texto nós trouxemos uma série de informações sobre a cidade de Curitiba, além de lhe dar dicas para adquirir ou alugar o seu imóvel nos melhores bairros. Confira!

Confira também o artigo: Tudo sobre os 12 Melhores Bairros para morar em Curitiba.

8 vantagens de morar em Curitiba – Conheça!

A cidade de Curitiba vem sendo cada vez mais aclamada pelas pessoas. Quem resolve visitar o município, se depara com um lugar incrível, organizado, bonito e muito aconchegante, proporcionando assim a procura de apartamentos para alugar em Curitiba.

O clima também é outro ponto alto que eleva a qualidade de vida dos moradores, garantindo um equilíbrio térmico para os apaixonados por frio, por exemplo.

Mas as vantagens de morar em Curitiba não param por aqui. E por isso, listamos 8 pontos que você deve levar em consideração. Veja:

8 Vantagens de Morar em Curitiba - Imobiliária Prates
8 Vantagens de Morar em Curitiba – Imobiliária Prates

1- Curitiba está entre as cidades mais felizes do Brasil

O levantamento das 26 Cidades mais felizes do Brasil em 2020 foi feito pela revista Bula e reuniu dados sobre educação, saúde, emprego, saneamento básico, renda, longevidade e segurança pública.

A lista traz uma cidade de cada estado da federação e resultou da média de pontos obtidos nos estudos IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), divulgado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon; Ranking Connected Smart Cities 2020, da Urban Systems; o Atlas da Violência 2019, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e um relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que revelou os municípios com maior renda média mensal do país. 

Por isso, morar em Curitiba tem se mostrado uma alternativa bastante interessante para quem quer sossego, conforto e qualidade de vida.

2- Áreas verdes em Curitiba

Curitiba também se destaca pelas áreas verdes. A cidade conta com mais de 30 parques e bosques, o que contribui para a qualidade de vida dos moradores. 

Entre as vantagens de morar próximo a áreas verdes estão a purificação do ar e o equilíbrio do microclima

A sensação de bem-estar resulta ainda em benefícios físicos e emocionais – o que leva um grande número de pessoas a aproveitar esses espaços. Levando isso em consideração, na Imobiliária Prates você encontra as melhores casas para alugar em Curitiba.

O Jardim Botânico de Curitiba, um dos principais cartões postais da cidade, tem acesso gratuito e reúne exemplares da fauna e flora regionais, com destaque para o jardim em estilo francês, a estufa e o Jardim das Sensações. Mas, há ainda outros parques que estão na lista dos mais visitados, como o de Barigui, Tanguá, Tingui, São Lourenço, Bosque do Papa e Passeio Público.

São diversos espaços arborizados e com muito verde para você que deseja morar em Curitiba usufruir de momentos ao ar livre com a família e amigos. Afinal, espaços abertos são bastante convidativos para piqueniques, passeios, exercícios, etc.

O time de especialistas da Imobiliária Prates está pronto para lhe auxiliar na escolha do seu imóvel para alugar em Curitiba

Curitiba entre as cidades mais felizes do Brasil
Curitiba entre as cidades mais felizes do Brasil

3- Ciclovias em Curitiba

A intermodalidade é uma proposta para a cidade de Curitiba. O Plano de Estrutura Ciclo viária prevê praticamente dobrar a malha de vias para bicicletas dos atuais 208 km para 408 km até 2025. 

Além de representar mais benefícios para a saúde, como bem-estar, melhora do tônus muscular, prevenção de doenças e ajuda no combate à obesidade, optar pela bike como veículo de transporte traz vantagens para a sustentabilidade, o planeta e o meio ambiente.

Por isso, se você pensa em comprar um imóvel em Curitiba e, inclusive, já está apostando nesta ideia, vale considerar essa vantagem como uma peça-chave para a sua decisão, concorda?

4- Qualidade de vida em Curitiba

Curitiba está ainda entre as cidades do país com IDHM (índice de desenvolvimento humano) considerado muito alto – 0,823. O índice avalia a cada década, desde 1991, dados relativos à educação, longevidade e renda – três das mais importantes dimensões do desenvolvimento humano. Por isso, recomendamos que sua procura de apartamentos para alugar em Curitiba seja feita com a Imobiliária Prates. 

Com isso, o IDHM demonstra a possibilidade que a cidade oferece aos seus moradores de uma vida longa e saudável, com acesso ao conhecimento e a um padrão de vida que garanta as necessidades básicas. Assim, a qualidade de vida é uma das  excelentes vantagens de morar em Curitiba.

Você terá a oportunidade de viver em um local com uma infraestrutura completa e repleta de atividades, espaços e estabelecimentos que atendem às mais diversas necessidades.

Morar em Curitiba

5- Desenvolvimento econômico em Curitiba

O desenvolvimento econômico é outro fator que chama a atenção na capital paranaense. Curitiba ocupa a 5ª posição entre os municípios com maior PIB do país – números referentes a 2017, divulgados pelo IBGE em 2019. 

A cidade apresenta também bons índices de geração de empregos e projetos de incentivo a startups e ao empreendedorismo.

Dessa forma, se você busca empreender ou desenvolver o seu negócio já existente, morar em Curitiba pode ser uma boa opção para este ano. Você encontrará oportunidades que, em outros locais, talvez não fosse encontrar.

6- Atividades culturais em Curitiba

A cidade alcança projeção nacional com eventos culturais e artísticos como o Festival de Curitiba, a Oficina de Música e grandes shows realizados em espaços culturais em Curitiba como o Teatro Guaíra, a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski. 

Tem ainda outros atrativos culturais como o MON – Museu Oscar Niemeyer, o Cine Passeio e o Largo da Ordem, com a famosa Feira do Largo. Enfim, Curitiba é conhecida por ser uma cidade que respira cultura.

Se você deseja encontrar casas para alugar em Curitiba, entre em contato com a Imobiliária Prates.

Imobiliária Prates - Vantagens de Morar em Curitiba
Imobiliária Prates – Vantagens de Morar em Curitiba

7- Curitiba: polo educacional

Outra vantagem da capital paranaense é o polo educacional, que reúne inúmeras faculdades e universidades. A UFPR, inclusive, é a universidade mais antiga do país. 

Assim, a cidade recebe anualmente um grande número de estudantes vindos de todas as regiões brasileiras. Também conta com uma ampla rede de escolas públicas e particulares da educação infantil ao ensino médio.

As instituições de ensino oferecem às crianças e aos adolescentes a oportunidade de se desenvolver com base em conhecimentos atualizados e qualificados, visando um crescimento mais sadio para aqueles que a família decide morar em Curitiba.

Veja também: 12 melhores bairros para morar em Curitiba.

8- Sustentabilidade

E, para fechar nossa lista de vantagens: Curitiba foi eleita a cidade mais sustentável da América Latina por um estudo realizado pela Siemens, em parceria com a Economist Intelligence Unit, do grupo The Economist. 

Foram avaliados no estudo quesitos como energia e emissões de CO², transportes, água, saneamento, gestão de resíduos, qualidade do ar, construções verdes e governança ambiental global. 

A cidade se destacou na qualidade do ar, reuso de resíduos e mobilidade urbana, o que é ótimo para quem busca mais saúde para toda a família.

Morar em Curitiba

Por isso, morar em Curitiba pode ser uma decisão bastante acertada para você que busca uma cidade que agregue valor na vida dos seus familiares!

Leia também o artigo relacionado: Qual o custo de vida em Curitiba? Entenda tudo no Detalhe!

Como é viver em Curitiba?

Viver em Curitiba é ter um contato a mais com a natureza e consigo mesmo. Isso porque, embora estejamos tratando de uma capital, a verdade é que o município oferece áreas incríveis para a família se divertir, se exercitar e ter qualidade de vida.

Além disso, Curitiba é uma cidade interessante para quem busca uma vida noturna mais agitada, com diversos eventos incríveis, consequentemente a busca por apartamentos para alugar em Curitiba tem crescido muito.

A parte cultural também não deixa a desejar. E isso permite que você possa conhecer e participar de diversos eventos e passeios inesquecíveis.

O custo de vida é relativamente equilibrado, se compararmos ao país como um todo. A empregabilidade também é outro ponto relevante que vale ser mencionado.

Sendo assim, quando pensamos em como é viver em Curitiba, pensamos em uma vida com qualidade e alinhada ao conceito de morar bem.

Como é viver em Curitiba?
Como é viver em Curitiba?

Melhores bairros para morar em Curitiba

Se você se surpreendeu com essas 8 vantagens de morar em Curitiba, já deve estar interessado em saber quais as melhores regiões da cidade, não é mesmo? Confira a seguir uma seleção dos melhores bairros para morar em Curitiba.

Entre os bairros nobres de Curitiba estão aqueles que possuem melhor infraestrutura urbana e oferta de imóveis de alto e médio padrão. Assim, qualidade de vida, segurança, áreas verdes e mobilidade estão entre as vantagens dessas regiões.

Batel

Bairro nobre mais conhecido da capital paranaense, o Batel esbanja charme e desperta a atenção de quem está em busca de qualidade de vida e de ótima cobertura de comércio e de serviços. 

Localizado há 10 minutos do centro da cidade, é um bairro com infraestrutura completa e ruas arborizadas. Tem no Batel Soho – região com bares, restaurantes, lojas, centros de compras e de eventos culturais – um dos principais destaques.

Além do metro quadrado valorizado, o Batel reúne escolas, shoppings e clínicas conceituadas. Faz divisa com outros bairros importantes como Água Verde, Bigorrilho, Campina do Siqueira e Seminário e conta com ampla cobertura da rede de transporte público.

Sendo assim, um dos excelentes bairros para morar em Curitiba! 

Conheça alguns imóveis para alugar no Batel.

Água Verde

O Água Verde é outro bairro nobre de Curitiba que está entre os preferidos por quem busca um imóvel na cidade. Além de muita área verde, ele é cortado por várias vias expressas, como a Avenida Iguaçu e a Rua Brasílio Itiberê, o que facilita a locomoção para outras regiões.

No restante, o bairro tem perfil residencial aliado a uma excelente rede de comércio e de serviços. Assim, restaurantes, bares, shoppings, grandes redes de supermercados, estabelecimentos de educação e de saúde fazem do Água Verde uma ótima localização.

Que tal conhecer apartamentos para alugar em Curitiba? Acesse o site da Imobiliária Prates.

Ecoville

O Ecoville cresceu de maneira expressiva e se destaca na oferta de empreendimentos de alto padrão. A região engloba os bairros Campina do Siqueira, Campo Comprido e Mossunguê e fica a 10 minutos do centro da cidade.

Além de áreas residenciais próximas à natureza, a região conta com empreendimentos inovadores e também se sobressai pela ótima rede de comércio e de serviços, com shopping, supermercados, escolas e faculdades.

Outra vantagem de morar no Ecoville é a proximidade com o Parque Barigui – um dos mais frequentados da cidade devido à extensa área verde e à estrutura para a prática de esportes e lazer.

Veja alguns imóveis para comprar no Bairro Ecoville.

Quero morar em Curitiba: Onde encontrar bons imóveis?

Até aqui você já pôde ver que é bom morar em Curitiba e que o município oferece uma série de benefícios e vantagens, não é mesmo?

Porém, onde encontrar o imóvel ideal para toda a família? Como saber se é a hora de mudar de imóvel? Com a ajuda da Prates – Imobiliária em Curitiba você pode encontrar o apartamento ou a casa ideal para você.

Descubra uma nova forma de morar e viver a vida, investindo em qualidade, bem-estar e saúde.

Conte com a nossa ajuda nessa jornada! Seja para morar em bairro nobre, seja para viver em um bairro mais tranquilo, afastado do Centro, possuímos as melhores opções. Casa grande, sobrado espaçoso em condomínio fechado, casas para alugar em Curitiba, apartamento amplo ou compacto estão entre as possibilidades que você encontra na Prates.

Morar em Curitiba

Imobiliária Prates

Este artigo foi produzido pela Imobiliária Prates. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!