Agência Cupola

Que tal morar em uma cidade que é referência em qualidade de vida? Curitiba é um desses lugares. A capital paranaense acaba de entrar na lista das 26 Cidades mais felizes do Brasil em 2020 e oferece diferenciais que não deixa nada a desejar a cidades de países desenvolvidos. Acompanhe neste post 8 excelentes vantagens de morar em Curitiba.

8 vantagens de morar em Curitiba

1- Curitiba: entre as cidades mais felizes do Brasil

O levantamento das 26 Cidades mais felizes do Brasil em 2020 foi feito pela revista Bula e reuniu dados sobre educação, saúde, emprego, saneamento básico, renda, longevidade e segurança pública.

A lista traz uma cidade de cada estado da federação e resultou da média de pontos obtidos nos estudos IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), divulgado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon; Ranking Connected Smart Cities 2020, da Urban Systems; o Atlas da Violência 2019, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e um relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que revelou os municípios com maior renda média mensal do país. 

2- Áreas verdes em Curitiba

Curitiba também se destaca pelas áreas verdes. A cidade conta com mais de 30 parques e bosques, o que contribui para a qualidade de vida dos moradores. Entre as vantagens de morar próximo a áreas verdes estão a purificação do ar e o equilíbrio do microclima. A sensação de bem-estar resulta ainda em benefícios físicos e emocionais – o que leva um grande número de pessoas a aproveitar esses espaços. O Jardim Botânico de Curitiba, um dos principais cartões postais da cidade, tem acesso gratuito e reúne exemplares da fauna e flora regionais, com destaque para o jardim em estilo francês, a estufa e o Jardim das Sensações. Mas, há ainda outros parques que estão na lista dos mais visitados, como Barigui, Tanguá, Tingui, São Lourenço, Bosque do Papa e Passeio Público.

3- Ciclovias em Curitiba

A intermodalidade é uma proposta para a cidade de Curitiba. O Plano de Estrutura Cicloviária prevê praticamente dobrar a malha de vias para bicicletas dos atuais 208 km para 408 km até 2025. Além de representar mais benefícios para a saúde, como bem-estar, melhora do tônus muscular, prevenção de doenças e ajuda no combate à obesidade, optar pela bike como veículo de transporte traz vantagens para a sustentabilidade, o planeta e o meio ambiente.

4- Qualidade de vida em Curitiba

Curitiba está ainda entre as cidades do país com IDHM (índice de desenvolvimento humano) considerado muito alto – 0,823. O índice avalia a cada década, desde 1991, dados relativos à educação, longevidade e renda – três das mais importantes dimensões do desenvolvimento humano. Com isso, o IDHM demonstra a possibilidade que a cidade oferece aos seus moradores de uma vida longa e saudável, com acesso ao conhecimento e a um padrão de vida que garanta as necessidades básicas. Assim, a qualidade de vida é uma das  excelentes vantagens de morar em Curitiba.

5- Desenvolvimento econômico em Curitiba

O desenvolvimento econômico é outro fator que chama a atenção na capital paranaense. Curitiba ocupa a 5ª posição entre os municípios com maior PIB do país – números referentes a 2017, divulgados pelo IBGE em 2019. A cidade apresenta também bons índices de geração de empregos e projetos de incentivo a startups e ao empreendedorismo.

6- Atividades culturais em Curitiba

A cidade alcança projeção nacional com eventos culturais e artísticos como o Festival de Curitiba, a Oficina de Música e grandes shows realizados em espaços culturais em Curitiba como o Teatro Guaíra, a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski. Tem ainda outros atrativos culturais como o MON – Museu Oscar Niemeyer, o Cine Passeio e o Largo da Ordem, com a famosa Feira do Largo. Enfim, Curitiba é conhecida por ser uma cidade que respira cultura.

7- Curitiba: polo educacional

Outra vantagem da capital paranaense é o polo educacional, que reúne inúmeras faculdades e universidades. A UFPR, inclusive, é a universidade mais antiga do país. Assim, a cidade recebe anualmente um grande número de estudantes vindos de todas as regiões brasileiras. Também conta com uma ampla rede de escolas públicas e particulares da educação infantil ao ensino médio.

8- Sustentabilidade

E, para fechar nossa lista de vantagens: Curitiba foi eleita a cidade mais sustentável da América Latina por um estudo realizado pela Siemens, em parceria com a Economist Intelligence Unit, do grupo The Economist. Foram avaliados no estudo quesitos como energia e emissões de CO², transportes, água, saneamento, gestão de resíduos, qualidade do ar, construções verdes e governança ambiental global. A cidade se destacou na qualidade do ar, reuso de resíduos e mobilidade urbana. 

Morar em Curitiba: conte com a Prates

Depois de conhecer as vantagens da cidade, dá para perceber como é morar em Curitiba. E para encontrar o imóvel ideal, conte com a Prates, imobiliária de Curitiba. Na Prates, você é atendido por uma equipe especializada no mercado imobiliário e tem à sua disposição uma ampla carteira de imóveis nos melhores bairros para morar em Curitiba. Veja o que a Prates pode fazer por você: clique aqui!

 

Você também pode gostar de:

10 dicas para você aproveitar Curitiba