Imobiliária Prates

Quem é que não gosta de aproveitar o tempo livre para viajar? Com as férias de dezembro e janeiro chegando, muitas pessoas pegam a estrada para curtir esse período com a família e os amigos. Porém, uma preocupação natural que isso traz é em relação à segurança da casa, que vai ficar vazia por alguns dias. Por isso, para que a volta das férias não seja marcada por uma infeliz surpresa, é preciso ter alguns cuidados com o seu imóvel.

Quer saber quais cuidados são esses? Então continue a leitura e descubra como preparar a sua casa para que você possa ter uma viagem tranquila!

Tire os aparelhos da tomada

Mesmo que seja apenas por alguns dias, o ideal é tirar todos os eletrodomésticos da tomada — exceto a geladeira, para que os alimentos não estraguem. Além disso, fechar os registros de água e de gás é essencial para evitar possíveis vazamentos. Aparelhos eletrônicos podem queimar facilmente se houver uma chuva forte com raios ou qualquer outra instabilidade no fornecimento de energia elétrica. Desligando esses itens, além de evitar perder um aparelho precioso, você também terá uma boa economia de energia elétrica.

Verifique trancas e cadeados

Tranque todas as portas, janelas e portões e, caso algum deles esteja com defeito, não deixe de fazer o reparo antes da viagem — ainda que seja, por exemplo, uma janela voltada para os fundos da casa. Apesar de parecer óbvio, não é raro encontrar histórias de pessoas que tiveram seu imóvel invadido por terem se esquecido de uma janela aberta ou de uma porta destrancada. Por isso, antes de viajar, certifique-se de que a casa esteja totalmente fechada. Evite deixar cadeados do lado de fora do portão, pois isso indica que não há pessoas em casa. Quem mora em apartamento também precisa verificar se tudo está trancado, apesar de os riscos serem menores.

Evite deixar as luzes acesas

É comum que muitas pessoas prefiram deixar alguma luz do imóvel acesa, com o objetivo de espantar possíveis invasores. Essa é uma medida válida para o dia a dia ou para viagens de no máximo dois ou três dias, porém durante viagens longas, pode não ser uma boa ideia. A razão disso, além do gasto de energia elétrica, é que caso criminosos estejam de olho na sua casa, eles perceberão que a mesma luz está o tempo todo acesa e, portanto, que a casa deve estar vazia. Nesse caso, o ideal é ter lâmpadas com sensores, que acendem quando alguém passa na frente da casa. Elas trazem mais segurança sem um impacto muito grande na conta de luz.

Peça para alguém visitar a casa

Mesmo que a viagem seja curta, é sempre bom ter uma pessoa que você confia para verificar se está tudo bem em sua residência. Você pode avisar para os vizinhos, ou para o porteiro, que vai viajar e pedir que ele chame a polícia caso note alguma movimentação em sua casa. Se você tem plantas e animais em casa, combine para que essa pessoa possa ir periodicamente à sua casa para alimentar seu pet e regar as plantas.

Invista em sistemas de segurança

A instalação de sistemas de segurança, como câmeras de monitoramento, cercas elétricas e alarmes é uma boa opção, principalmente para quem está planejando viagens longas.

Atualmente, já existem sistemas de segurança que permitem o acompanhamento através da internet e aplicativos, viabilizando o monitoramento diretamente pelo celular ou computador. Além disso, você recebe avisos de intrusão e ainda pode ativar e desativar o alarme a qualquer hora.

Imobiliária Prates

Este artigo foi produzido pela Imobiliária Prates. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!