Imobiliária Prates

Investir em imóveis para alugar em Curitiba pode ser muito lucrativo, mas investidores iniciantes passam por alguns desafios para aprender as melhores formas de como ganhar dinheiro com aluguel de imóveis e fazer o investimento gerar lucro.

Primeiramente, é importante saber que o investimento em imóveis está entre os mais rentáveis e tradicionais do mercado e vem se fortalecendo. Diferentemente de outras áreas, que passaram por meses de instabilidade em 2020, o setor imobiliário seguiu sólido. E, de acordo com dados do FipeZap, 46% das compras de imóveis no ano passado foram feitas por investidores.

O momento continua favorável, em 2021, para quem pretende investir em imóveis. Isso porque os preços de venda e as taxas de juros do financiamento imobiliário seguem baixos – condições ideais para ganhar com a futura valorização imobiliária.

Por isso, se você planeja começar a investir em imóveis, que tal aproveitar para tirar seus planos do papel? Para fazer o seu investimento com segurança, confira a seguir algumas dicas básicas sobre o assunto!

1. Coloque suas finanças em ordem

Ao optar pelo investimento em imóveis, é necessário estar preparado para as despesas que surgem com a negociação. Além da documentação do imóvel, cujas taxas são de responsabilidade do comprador – como a Escritura de Compra e Venda e o ITBI -, é possível que a propriedade precise de algum reparo ou reforma.

Outra regra sobre como começar a investir em imóveis é entender a locação como um negócio e separá-la das suas finanças. Uma recomendação é criar uma conta separada para receber o aluguel e para pagar as contas relacionadas à administração da propriedade.

2. Estude o mercado

Entender como funciona o mercado imobiliário e suas variações é o segredo para ter melhores retornos nos seus investimentos. Só assim você vai saber qual a hora certa de comprar um imóvel ou quando é bom esperar por uma oportunidade melhor.

Uma dica é ler muito sobre o assunto. Aqui no blog da Prates nós temos vários conteúdos relacionados a investimentos no mercado imobiliário. Confira alguns posts para você começar sua pesquisa:

3. Escolha o imóvel certo para começar

Como em qualquer outro investimento, investir em imóveis requer que você comece devagar e vá aumentando seu investimento aos poucos. A dica é optar por uma propriedade mais tradicional e fácil de administrar no início – como casas e apartamentos prontos para morar –, pois o retorno é mais garantido.

Com o tempo, você poderá fazer negócios mais arriscados, como escolher propriedades que precisem de muitas reformas.

4. Pense na administração da propriedade

Administrar propriedades não é uma tarefa fácil. Se você escolher administrar sozinho, será sua responsabilidade cobrar os aluguéis, fazer a contabilidade, pagar os impostos, fazer a manutenção, redigir os contratos e muito mais.

Se você não está disposto a tanto trabalho, contratar uma imobiliária que faça o serviço de administração de imóveis é o mais indicado nesse caso. Há uma taxa de serviço sobre o valor do aluguel, porém é um investimento que vale a pena para evitar dores de cabeça.

Vantagens de investir em imóveis

Depois de acompanhar nossas dicas, que tal saber um pouco mais sobre as vantagens de investir em imóveis? Além do momento favorável descrito no início do post e das facilidades para compra oferecidas pelos bancos, o investimento em imóveis tem uma série de vantagens. Confira por que vale a pena investir em imóveis para alugar! 

Mais segurança no retorno do investimento 

Ao investir em um imóvel, você estará ampliando seu patrimônio físico. Para ter a garantia de um negócio seguro, leve em conta fatores que são decisivos para o retorno sobre o investimento. Entre esses fatores estão uma boa localização – imóveis situados em áreas nobres ou em desenvolvimento tendem a valorizar mais.

Clique aqui e conheça os bairros de Curitiba com maior potencial de valorização.

Também é importante estar atento à conservação e à estrutura do imóvel. Por exemplo, apartamentos com a manutenção em dia, mobiliados e com garagem obtêm maior valor na locação.

Outro fator que faz com que o imóvel seja um investimento seguro é a demanda. A busca por um imóvel para alugar é algo que se mantém constante. Além disso, você pode optar por vender o imóvel se considerar necessário.

Renda passiva

Esse é outro ponto que faz desse tipo de investimento um ótimo negócio. O recebimento de aluguel é considerado um tipo de renda passiva, ou seja, é um pagamento que você receberá periodicamente sem estar vinculado a um trabalho.

Além da tranquilidade financeira que esse tipo de rendimento pode trazer, a renda passiva está diretamente ligada a conceitos relacionados ao setor de investimentos como “faça o seu dinheiro trabalhar para você” – em que você aplica um montante de recurso financeiro e poderá receber o retorno de forma vitalícia.

Retorno a curto prazo

Outra vantagem de investir em imóveis para alugar é que o negócio pode gerar renda a curto prazo. Logo após a compra, o proprietário pode direcionar o imóvel para locação e começar a receber o aluguel. 

Quer investir em imóveis para locação? Fale com a Prates

Para investir em imóveis em Curitiba com segurança, conte com uma imobiliária de confiança. A Prates possui tradição, credibilidade e oferece diferenciais para quem pretende investir na capital paranaense.

Além de uma equipe de especialistas no mercado imobiliário de Curitiba, na Prates você encontra imóveis nas melhores localizações da cidade. Outra vantagem é que aqui você, investidor, recebe suporte para a tomada de decisão com acompanhamento comercial e jurídico para o fechamento do melhor negócio.

E na sequência, é só deixar o seu imóvel para locação com a Prates. Aqui você conta com:

  • Home staging (seu imóvel é preparado para ser fotografado);
  • Fotografias profissionais do seu imóvel sem custos adicionais;
  • Produção de vídeos com drone;
  • Divulgação no site da Prates, nos maiores portais imobiliários e mídias sociais;
  • Placa personalizada.

Agora que você já viu que investir em imóveis para alugar é um bom negócio, conte com a Prates para administrar os seus imóveis para locação! Conheça mais  benefícios de escolher a Prates como sua imobiliária no nosso site.

Imobiliária Prates

Este artigo foi produzido pela Imobiliária Prates. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!