Agência Cupola

Investir em imóveis sempre foi sinônimo de escolha segura e com garantia de bons rendimentos, seja para venda, seja para locação. Hoje, a opção segue entre os investimentos mais promissores. Para saber mais sobre o tema, acompanhe neste post uma análise sobre o momento atual do mercado imobiliário e veja alguns exemplos das vantagens de investir em imóveis em Curitiba

Confira neste artigo:

Vantagens de investir em imóveis

Como começar a investir em imóveis

Imóveis em Curitiba: conte com a Prates 

Boa leitura!

Vantagens de investir em imóveis

Primeiramente, é importante destacar que o investimento em imóveis está entre os mais rentáveis e tradicionais do mercado e vem se fortalecendo. Diferentemente de outras áreas, que passaram por meses de instabilidade em 2020, o setor imobiliário seguiu sólido. E, de acordo com dados do FipeZap, 46% das compras de imóveis no ano passado foram feitas por investidores.

Em 2021, o momento continua favorável – estamos vivendo o melhor momento para investir em imóveis no Brasil. Entre os fatores que justificam este como um momento ideal para ganhar com a futura valorização imobiliária estão os preços reduzidos dos imóveis, melhores condições de negociação e menor taxa de juros das linhas de crédito.

Ainda que a taxa Selic tenha sofrido dois reajustes desde o começo do ano, especialistas afirmam que a taxa ainda é considerada baixa e os juros para financiamento imobiliário continuam atrativos. Mesmo com a alta, um imóvel financiado hoje tem quase metade do custo de um financiado há cinco anos, segundo estimativas do setor.

Por isso, se você planeja começar a investir em imóveis, que tal aproveitar para tirar seus planos do papel? Confira a seguir 5 vantagens de investir em imóveis em Curitiba.

1 – Rentabilidade com segurança

Rentabilidade e segurança são duas importantes garantias de quem investe em imóveis. Isso ocorre porque o investimento em imóveis sofre menos impacto das instabilidades financeiras. Em momentos de crise, por exemplo, quando ativos de renda variável mostram grandes quedas, o preço dos imóveis é pouco afetado. 

Outra vantagem é que, por ser um patrimônio físico e real, o imóvel dificilmente sofrerá com a desvalorização, como é o caso de outros investimentos. 

Além disso, imóveis apresentam historicamente uma boa rentabilidade no longo prazo. Se você investe em um imóvel agora, uma época em que a taxa de juros está bastante atrativa, possivelmente terá ganhos superiores a aplicações em renda fixa.

2 – Valorização do imóvel

Na hora de investir, é importante saber quais são os fatores que influenciam na valorização de um imóvel para, assim, garantir um bom retorno ao seu investimento. Pontos como localização, preço, condições do imóvel e acessibilidade precisam ser levados em conta.

Além disso, é preciso entender que cada tipo de imóvel tem suas peculiaridades e exige alguns pontos de atenção na hora de investir:

– Imóvel na planta: faça uma análise criteriosa de localização, infraestrutura e desenvolvimento da região para evitar surpresas. Outra possibilidade é a negociação junto ao construtor e facilidades no pagamento da entrada que algumas empresas oferecem. 

– Imóveis prontos: ser criterioso na escolha da localização e estado de conservação são pontos a serem verificados. Comprar em regiões de potencial crescimento para revender mais tarde é uma ótima forma de valorizar o patrimônio. Outra opção é utilizar esse imóvel para locação.

– Imóveis usados: pegar imóvel antigo por um preço em conta e reformá-lo pode dar bons rendimentos ou, ainda, adquirir um usado em ótimas condições e colocá-lo para alugar estão entre as opções.

– Terrenos: são investimentos a longo prazo, tendo como foco regiões que têm perspectivas de crescimento. Vender posteriormente para construtoras, incorporadoras ou investidores pode também ser uma boa opção.

Aqui na Prates você recebe orientação sobre o tipo de imóvel mais indicado para o seu investimento. Consulte-nos para saber mais sobre isso.

3 – Ganho de renda passiva

A renda passiva, como o nome indica, é um tipo de renda regular que exige pouco ou nenhum esforço ativo por parte de quem a recebe. 

O aluguel de imóveis é o principal exemplo de renda passiva. Ou seja, após aplicar dinheiro na compra de um imóvel, você passa a receber um retorno financeiro com o aluguel dessa casa ou apartamento.

É importante destacar que o setor de locação de imóveis é um dos mais movimentados do mercado, principalmente por ter uma liquidez maior do que imóveis à venda, no qual o processo de aquisição é longo.

Um dado que comprova um crescimento constante na busca pela locação vem do Painel do Mercado Imobiliário (PMI), que revelou que a locação de imóveis apresentou alta em 2020, com um volume 47% superior a 2019. 

Inclusive, essa alta demanda e a rentabilidade gerada pela locação de imóveis tem sido maior que vários outros investimentos. 

Sendo assim, ao investir em imóveis para alugar, você garante uma boa renda fixa mensal. Além disso, ao manter o imóvel ocupado, você economiza com gastos de manutenção e garante economia com custos fixos, como IPTU, condomínio e seguros, que serão pagos pelo inquilino.

4 – Diversificação de investimentos

Investir envolve riscos, mas há estratégias que podem ajudar a diminuir as consequências em um momento ruim no mercado. Entre elas, está a diversificação de investimentos.

A diversificação de investimentos é uma técnica que visa diluir os riscos e maximizar os ganhos. É uma distribuição do dinheiro em diferentes aplicações, de maneira que, quem investe, não seja tão afetado quando houver algum desempenho negativo.

Um exemplo é a crise global causada pela pandemia da Covid-19, na qual a diversificação de investimentos entrou ainda mais em evidência. Os investidores que concentraram os seus recursos em ações entraram em pânico com a baixa da Bolsa. Já quem alocou parte dos seus recursos em imóveis, teve os riscos minimizados.

Antes de investir em imóveis, porém, é preciso levar em conta algumas considerações. Confira:

– Lembrar que o investimento em imóveis garante um retorno a médio e longo prazo. Ou seja, é ideal para investidores de perfil conservador, que não querem correr grandes riscos e não têm tanta pressa em obter retorno. 

– Entender como funciona o mercado imobiliário e suas variações para ter melhores retornos nos investimentos. Só assim você vai saber qual a hora certa de comprar um imóvel ou quando é bom esperar por uma oportunidade melhor.

Uma dica é ler sobre o assunto. Aqui no blog da Prates há vários conteúdos relacionados a investimentos no mercado imobiliário. Confira alguns posts para você começar sua pesquisa:

Como melhorar a rentabilidade do seu investimento em imóveis

Investir em imóveis para alugar em Curitiba vale a pena?

Imóveis com as melhores taxas de retorno: como calcular?

Uma recomendação é optar por uma propriedade mais tradicional e fácil de administrar no início – como casas e apartamentos prontos para morar –, pois o retorno é mais garantido.

Com o tempo, você poderá fazer negócios mais inovadores, como escolher imóveis usados para reformar e lucrar com a venda posterior.

5 – Facilidades de pagamento

O cenário de baixa na Selic resultou em crédito a juros mais baixos, como é o caso do financiamento imobiliário. Outro fator que impacta nas tendências do mercado como aquecimento do setor é a portabilidade do crédito imobiliário. Com a portabilidade de crédito, é possível migrar a dívida para outro banco que ofereça taxas em linha com o mercado e, assim, economizar dinheiro.

Para não perder a concorrência, os bancos têm reduzido os juros e melhorado as condições de financiamento imobiliário para os clientes. Nesse contexto, quem sai ganhando é o consumidor que passa a ter maior poder de negociação e mais facilidades em adquirir crédito para realizar investimentos.  

Como começar a investir em imóveis

Se você estava se perguntando “como investir meu dinheiro de forma segura?”, depois de tantos argumentos positivos você já deve ter se convencido de que investir em imóveis para alugar vale a pena.

Mas, se está pensando em começar um investimento como esse, podem surgir algumas dúvidas: como identificar um bom investimento? Por onde começar?

Para esclarecê-las, confira aqui um post em que explicamos alguns pontos que você precisa tomar nota antes de começar a investir em imóveis.

Imóveis em Curitiba: conte com a Prates 

Para investimento em imóveis para locação em Curitiba, conte com uma imobiliária de confiança. A Prates possui tradição, credibilidade e oferece diferenciais para quem pretende investir na capital paranaense.

Além de uma equipe de especialistas no mercado imobiliário de Curitiba, na Prates você encontra imóveis nas melhores localizações da cidade. Outra vantagem é que aqui você, investidor, recebe suporte para a tomada de decisão com acompanhamento comercial e jurídico para o fechamento do melhor negócio.

Para quem já é proprietário e deseja alugar ou vender o seu imóvel, a Prates oferece:

– Home staging (orientação para preparar o seu imóvel para ser fotografado);

– Fotografias profissionais do seu imóvel sem custos adicionais;

– Produção de vídeos com drone;

– Divulgação no site da Prates, nos maiores portais imobiliários e mídias sociais;

– Placa personalizada.

Agora que você já viu que investir em imóveis é um bom negócio, conte com a Prates para te auxiliar nas melhores escolhas! Conheça mais benefícios de escolher a Prates como sua imobiliária.