O que é alienação fiduciária do imóvel?
Existem diferentes modalidades de financiamento para a compra de um imóvel. Dentre elas, a alienação fiduciária do imóvel, na qual o próprio bem adquirido torna-se garantia do pagamento da dívida. Conheça mais sobre esta forma facilitada de crédito imobiliário.
O que é?
A Alienação Fiduciária é um tipo de garantia, amplamente utilizada pelos bancos para empréstimos na compra e venda de imóveis. Este tipo de alienação garante ao credor maior proteção sobre a transação, pois o imóvel fica em garantia sobre o valor emprestado ao comprador.
A utilização dessa modalidade, trouxe também mais agilidade nos processos de financiamento, além de diminuir as taxas de juros e ter a possibilidade de parcelar em mais vezes a compra de um bem, uma vez que o próprio bem comprado é garantia do pagamento.
A alienação fiduciária de bem imóvel é regida de acordo com a Lei nº 9514/97, e pode ser realizada entre qualquer credor e devedor, e não está restrita às entidades bancárias.
Como funciona?
O comprador adquire o imóvel, mas este permanece no nome do vendedor até que a dívida seja quitada, a formalização é feita através de um Contrato da Compra e venda com Alienação Fiduciária e fica registrada na matrícula do imóvel.
Quais as vantagens?
– Maior prazo para pagamento da dívida
– Redução na taxa de juros
– Menos burocracia na contratação, pois a garantia é o imóvel
Desvantagem:
– Em caso de inadimplência, o imóvel não volta para o vendedor do imóvel e deve obrigatoriamente ir a leilão.
Se você deseja conhecer apartamentos para alugar em Curitiba e casas para alugar em Curitiba, entre em contato com a Imobiliária Prates, a sua Imobiliária em Curitiba.
- Artigo Anterior Bigorrilho fica perto de qual bairro? Conheça a região!
- Próximo Artigo Como identificar falsos corretores de imóveis?