Imobiliária Prates

A mudança de casa é o início de uma nova fase. E nada melhor que um lugar organizado para recomeçar, certo? Porém, quem mudou pelo menos uma vez sabe como é demorado colocar tudo no lugar e decorar cada ambiente como gostaria. Para te ajudar na missão de organizar seu novo lar, separamos abaixo algumas dicas importantes. Continue a leitura, siga os passos e deixe sua casa nova arrumada rapidinho!

1. Faça uma boa faxina

As caixas e os móveis chegaram e estão bem embalados. Antes de desempacotar e colocar tudo no lugar, independentemente se você se mudou para uma casa ou um apartamento, faça uma boa faxina. Isso torna o processo de organização do ambiente muito mais rápido e fácil. Quando for colocar os objetos de volta ao lugar, limpe-os bem também, assim, tudo ficará limpinho e com aspecto de novo, fazendo com que a próxima faxina completa demore mais tempo para ser feita.

Nós sabemos que se mudar é um processo importante, que gera diversas expectativas. Por isso, aqui na Prates nós sempre entregamos o imóvel limpo, assim o novo morador não precisa se preocupar com a faxina, apenas com a organização do novo lar. Esse é um diferencial pensado para facilitar a vida de quem está curtindo essa nova etapa!

2. Não se distraia

Antes de qualquer coisa, é necessário manter o foco na tarefa que se propôs a fazer: se começou, termine! Não adianta ficar pulando de tarefa em tarefa sem finalizar nenhuma por completo. Trabalhos inacabados dão a impressão de que sempre há mais para ser feito e que nunca acabará.

As redes sociais, os aplicativos de conversa e até a televisão podem ser ótimas companhias para aqueles momentos que você precisa de uma trégua em meio a móveis e objetos fora do lugar. Porém, tenha cuidado para que esse tempo não se estenda a ponto de virar procrastinação. Estabeleça um momento de descanso — pode ser de 10 a 15 minutos — e programe o despertador do seu celular. Logo que ele tocar, volte ao batente sem enrolações.

3. Estabeleça categorias

Outra dica importante é categorizar os trabalhos que precisam ser feitos, podendo dividi-los por cômodos ou por tarefas. Dessa forma, a atividade fica mais organizada e menos repetitiva. Além disso, toda vez que acabar uma categoria, todo o serviço relacionado a ela estará totalmente finalizado.

Estabeleça metas possíveis: cuide um dia da organização do armário da cozinha, outro da sala e outro do quarto. Anote em uma agenda seu planejamento completo, desde arrumar os mantimentos até colocar o rack no lugar certo. Faça um esforço para cumprir o que planejou, mas não desista se não conseguir.

4. Organize de acordo com cada espaço

Ao começar a organizar as mobílias e demais itens, analise minuciosamente cada espaço. Você precisa saber exatamente onde pretende guardar cada coisa. Por exemplo, as roupas de cama vão ficar em qual armário? E as louças mais finas, os potes de plásticos e os copos? Na cozinha, os utensílios utilizados frequentemente devem estar ao alcance das mãos. A mesma regra vale para a área de serviço e a copa.

5. Tenha paciência

A parte da organização do guarda-roupa é uma das mais difíceis. Decidir onde colocar cada peça, o que pendurar e o que dobrar pode demorar um tempo. Por isso, ter paciência é fundamental quando você chegar nessa etapa da arrumação.

Organize camisetas, bermudas e roupas íntimas em gavetas; camisas de botão em cabides; e calças no calceiro ou em cabides especiais.É bom deixar as roupas que você mais gosta e as do dia a dia sempre à vista. Já aquelas que você usa em certas ocasiões (como casacos pesados e roupas de festa) podem ficar separadas em uma área mais alta do armário.

6. Elimine o desnecessário

Arrumar a casa após uma mudança é uma grande oportunidade para repensar sobre tudo o que você tem e o que realmente tem valor e utilidade. Aquilo que não lhe é mais útil pode ser descartado ou doado para alguém que precise. Desapegar do que não tem mais a ver com você, além de ajudar outra pessoa, ocupa menos lugar na sua nova casa e facilita o processo de uma outra possível mudança no futuro.

Com uma boa dose de paciência e uma pitada de organização tudo ficará disposto da melhor maneira. Planejamento e disciplina no momento da mudança de casa é essencial. Faça um pouco por dia e veja o ambiente se transformar naquilo que você sempre sonhou. Depois, é só curtir seu novo lar!

Imobiliária Prates

Este artigo foi produzido pela Imobiliária Prates. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!