Agência Cupola

Está se preparando para alugar um imóvel, mas tem dúvidas sobre a documentação? Saiba que esse é um questionamento comum. Por isso, preparamos este post para explicar quais são os documentos necessários para alugar um imóvel e te ajudar nessa etapa. Acompanhe!

Documentos necessários para alugar um imóvel

Preparar a documentação com antecedência, sem dúvida, garante mais agilidade no momento da locação. E tornar o processo mais rápido é justamente o que todos buscam, tendo em vista a correria do dia a dia. Então vamos lá, confira os documentos necessários para alugar um imóvel pela Imobiliária Prates e programe-se para fechar o seu contrato de aluguel sem estresse.

Locação para pessoa física

Os documentos solicitados ao pretendente a inquilino são:

  • RG e CPF (de todos maiores de 18 anos que ocuparão o imóvel);
  • Certidão de casamento atualizada (se casado);
  • Comprovante de renda.

No momento da locação do imóvel, o primeiro passo é optar por uma forma de garantia locatícia. De acordo com a forma de fiança escolhida, serão solicitados os documentos a seguir.

Seguro fiança ou título de capitalização

Será solicitada comprovação de renda conforme o seu vínculo empregatício. Confira:

  • Funcionário registrado (CLT): holerites dos 3 últimos meses e Carteira de Trabalho. Se for funcionário registrado há menos de 6 meses, disponibilizar cópia do vínculo empregatício anterior.
  • Funcionário público: holerites dos 3 últimos meses.
  • Profissional liberal/Autônomo: Decore; IRPF (do ano vigente).
  • Empresário: Decore; IRPF (do ano vigente); Contrato Social e/ou Declaração de firma individual; cartão do CNPJ + QSA (Quadro Societário).

No caso do seguro fiança, a análise de crédito será feita diretamente pela Corretora de Seguros, que entrará em contato por e-mail solicitando o preenchimento de uma ficha cadastral para análise. O prazo solicitado pela corretora de seguros para aprovação do cadastro para os dois tipos de fiança é de até 48 horas a partir do recebimento da documentação, mas normalmente a resposta é muito mais rápida.

Locação para pessoa jurídica

Para as duas modalidades de fiança – seguro fiança e título de capitalização -, os documentos solicitados para aluguel de PJ são:

  • Cópia autenticada do Contrato Social e a última alteração ou consolidado;
  • Cópia do CNPJ e Inscrição Estadual, se existente;
  • Balancete dos últimos 3 meses;
  • Cópia autenticada do RG e CPF dos representantes da empresa (caso esteja representada por terceiros, apresentar cópia da procuração por instrumento público). 

Aluguel em Curitiba:

Diferenciais da Prates

Depois de fazer o checklist da documentação necessária para locação, é hora de encontrar o imóvel ideal e fechar o seu contrato de aluguel. E para alugar sem burocracia, você conta com a assinatura eletrônica de contrato de locação. Com a assinatura eletrônica de contrato da Prates, é possível alugar com maior agilidade e segurança com menor custo e de onde você estiver, pelo seu smartphone ou tablet. 

Outra vantagem da Prates é que você pode escolher imóveis para alugar nos melhores bairros de Curitiba. Entre os bairros mais procurados estão Batel, Bigorrilho, Água Verde, Campina do Siqueira, Ecoville e Santa Felicidade.

Bairros nobres da capital, essas localizações oferecem qualidade de vida, segurança e infraestrutura. Clique aqui e confira um post do nosso blog sobre o que diferencia um bairro nobre e descubra mais detalhes.

A Prates conta ainda com atendimento personalizado, com um time de especialistas, para que você receba todas as orientações para fechar o melhor negócio.

Acesse aqui as opções de imóveis da Prates para alugar em Curitiba.