Imobiliária Prates

Se você é proprietário de imóvel, certamente já pensou na possibilidade de alugá-lo para garantir alguma renda extra ou um bom retorno ao seu investimento. Saiba que essa é uma decisão que traz vários benefícios, além do financeiro. Quer alugar seu imóvel? Continue com a leitura e conheça as principais vantagens.

Leia também: Investir em imóveis para alugar em Curitiba vale a pena?

O aluguel de imóveis é o principal exemplo do que chamamos de renda passiva com capital. Ou seja, após aplicar dinheiro na compra de um imóvel, você passa a receber um retorno financeiro com o aluguel dessa casa ou apartamento.

Sendo assim, ao colocar um imóvel para alugar, você garante uma boa renda fixa mensal. Além disso, ao manter o imóvel ocupado, você economiza com gastos de manutenção e garante economia com custos fixos, como IPTU, condomínio e seguros, que serão pagos pelo inquilino.

Mas, para além disso, quais as vantagens de colocar um imóvel para locação? Para te ajudar a esclarecer essa dúvida, listamos a seguir 5 benefícios para o proprietário ao alugar um imóvel em Curitiba:

Confira!

Quer alugar seu imóvel? Veja 5 benefícios

O setor de locação de imóveis é um dos mais movimentados do mercado, principalmente por ter uma liquidez maior do que imóveis à venda, no qual o processo de aquisição é mais longo.

Para proprietários, a rentabilidade do aluguel é outro fator favorável. Segundo pesquisa FipeZap, em junho de 2021 o retorno médio do aluguel residencial foi de 4,64% ao ano, bem próximo ao patamar em que fechou em 2020, quando o retorno médio do aluguel residencial ficou em 4,7% ano ano.

Inclusive, a rentabilidade gerada pela locação de imóveis tem sido maior que outros investimentos. Para entender essa dinâmica do mercado imobiliário, acompanhe a seguir 5 benefícios de alugar seu imóvel em Curitiba.

1- Renda extra com aluguel

Obter uma renda extra por meio de um investimento é uma decisão inteligente, principalmente quando se trata de imóveis. A alta demanda pelo aluguel de imóvel em Curitiba tornou a modalidade de investimento em imóveis para alugar uma possibilidade de renda passiva lucrativa. O retorno do investimento, por meio de uma renda fixa mensal, é a principal vantagem de quem coloca um imóvel para alugar. 

A renda passiva com aluguel, como o nome indica, é um tipo de renda regular que exige pouco ou nenhum esforço ativo por parte de quem a recebe. No entanto, para garantir uma renda extra com o aluguel de um imóvel, é preciso estar atento às demandas do mercado imobiliário. 

É necessário, por exemplo, que o imóvel esteja em uma boa localização e o valor do aluguel esteja de acordo com a realidade do mercado. Em capitais como Curitiba, bairros mais tradicionais e bem localizados costumam ser mais procurados e constantemente valorizados.

Além disso, quanto melhor a conservação do imóvel, maior será a possibilidade de você obter lucros com o aluguel. Para entender melhor esses pontos, leia nosso post sobre como calcular a taxa de retorno de imóveis.

2- Taxas do imóvel por conta do inquilino

Um imóvel que está desocupado há muito tempo tende a ser desvalorizado. Por isso, costuma-se falar que imóvel desocupado é perda de dinheiro. Se ele está ocupado, geralmente vai trazer benefícios ao proprietário, como renda mensal e economia de custos fixos.

Ao manter o imóvel ocupado, você economiza, por exemplo, com gastos de manutenção e garante economia com custos fixos, como IPTU, condomínio e seguros, que serão pagos pelo inquilino. Caso contrário, todos esses custos ficam por conta do dono do imóvel.

Descubra aqui quais as taxas do imóvel alugado que são responsabilidades do inquilino.

3- Valorização do imóvel a longo prazo

Ao alugar o imóvel, uma das vantagens é a valorização do bem. Isso porque, estando ocupado, o local é mantido em perfeitas condições de moradia. As manutenções, tanto aquelas de responsabilidade do inquilino, como aquelas de responsabilidade do proprietário, são feitas conforme a necessidade.

Outro ponto a considerar é que, ao fim do contrato de aluguel, o inquilino deve entregar o imóvel nas mesmas condições em que o recebeu. Por isso as vistorias de entrada e de saída são importantes, para a avaliação do imóvel nos momentos da entrega e da devolução das chaves.

Com o imóvel mantido em ótimo estado de conservação – somando-se a outros fatores como localização, o resultado é a valorização. Já com o imóvel desocupado, é comum que reparos e manutenções sejam deixados de lado. É bom ter em mente que mesmo o imóvel sem uso exige atenção para manter um bom estado.

4- Retorno do seu investimento 

Por gerar rentabilidade e renda extra, o aluguel pode se tornar uma excelente estratégia para economia financeira. Esse valor de retorno pode ser investido tanto em melhorias no imóvel, potencializando sua valorização, como em outros investimentos que você tenha planejado para a sua vida. 

Você pode, por exemplo, distribuir esse valor entre diferentes aplicações para garantir uma maior segurança financeira.

Veja aqui mais informações sobre como ganhar dinheiro com aluguel de imóveis em Curitiba.

5- Segurança financeira e patrimonial

Segurança financeira e patrimonial são duas importantes garantias de quem investe em imóveis para alugar. 

Primeiramente, porque o investimento em imóveis sofre menos impacto de instabilidades financeiras. Em momentos de crise, por exemplo, quando ativos de renda variável registram grandes quedas, o preço dos imóveis é pouco afetado. 

Outra vantagem é que, por ser um patrimônio físico e real, o imóvel dificilmente sofrerá com a desvalorização, como é o caso de outros investimentos. Pelo contrário, o imóvel tende a valorizar com o passar do tempo.

Além disso, imóveis apresentam historicamente uma boa rentabilidade no longo prazo. Se você investe em um imóvel para alugar agora, uma época em que a taxa de juros está atrativa, possivelmente terá ganhos superiores a aplicações em renda fixa, por exemplo.

Aluguel em Curitiba: como alugar meu imóvel com segurança

Para alugar seu imóvel em Curitiba com segurança, conte com uma imobiliária de confiança. A Prates atua há mais de 20 anos em Curitiba e região, sempre antecipando tendências para orientar clientes e investidores a fazer bons negócios.

Além de uma equipe de especialistas no mercado imobiliário de Curitiba, na Prates, você, proprietário, conta com o aluguel garantido – por meio do Seguro Fiança. Aluguel com segurança e rentabilidade!

Outra vantagem é que aqui você, proprietário, recebe suporte para a tomada de decisão com acompanhamento comercial e jurídico para o fechamento do melhor negócio.

Imóvel para alugar em Curitiba? Aqui você conta com:

  • Orientações para preparar o imóvel para a sessão de fotos;
  • Fotografias profissionais do seu imóvel sem custos adicionais;
  • Divulgação no site da Prates, nos maiores portais imobiliários e mídias sociais;
  • Placa personalizada.

Agora que você já viu que colocar seu imóvel para alugar é um bom negócio, conheça aqui mais vantagens do aluguel de imóveis em Curitiba com a Prates.

Imobiliária Prates

Este artigo foi produzido pela Imobiliária Prates. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!